PUBLICIDADE

Sinop: Apams oferta castração gratuita para animais de famílias de baixa renda

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Associação Protetora dos Animais de Sinop (Apams) está oferecendo castrações gratuitas para cães e gatos de tutores de baixa renda que não têm condições de arcar com o procedimento. A iniciativa, que começou no ano passado, já realizou mais de 1.080 cirurgias até o momento, e tem como objetivo principal promover a saúde animal e o controle populacional.

Segundo a supervisora da Apams, Samara Braga, a maioria dos procedimentos foi feito em animais destas famílias de baixa renda. “Esse é o intuito, ajudar essas famílias que têm o seu animalzinho e, às vezes, têm a vontade de fazer a castração e, por questões financeiras, acabam não conseguindo.” De acordo com Samara, o foco da castração vai além do controle de natalidade. “O principal objetivo é garantir saúde e qualidade de vida para esse animal e também controle populacional. A gente sabe que tem muitos animais abandonados na nossa cidade, muitas cadelas acabam procriando cinco, seis, dez filhotes”.

Para participar, o tutor deve entrar em contato pelo WhatsApp ou Instagram da APAMS e apresentar documentos que comprovem baixa renda, como o Cadastro Único ou conta de energia no próprio nome com indicação de tarifa social. Os animais passam por uma triagem com exames de sangue para garantir segurança durante o procedimento.

“Por mais que a castração seja um procedimento mais simples, todo procedimento cirúrgico tem risco. A triagem é para garantir que o animal vai passar por um procedimento tranquilo e sem riscos”, explicou Samara.

Ela ressaltou que, para cães, é obrigatória a vacinação em dia, no entanto, caso o tutor não tenha condições, a própria APAMS oferece gratuitamente a vacina polivalente para que o animal possa ser operado. Segundo a supervisora, o pós-operatório é simples. “O animal passa de 12 a 15 dias fazendo curativo e a medicação é geralmente de três a quatro dias. A castração de macho é a mais tranquila, tanto de cão quanto de gato. Já a de fêmeas exige um cuidado a mais, mas é totalmente viável”, disse.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE