A prefeitura definiu processo licitatório, dia 27, com foco na prestação de serviços de georreferenciamento, geotecnologias, geointeligência de dados e mais, para a implantação da rede de referência cadastral municipal e do sistema de informações geográficas, bem como a capacitação de equipe técnica municipal. Tendo como base o conceito de Cidade Inteligente (Smart City), serão promovidas ferramentas que viabilizem a modernização da gestão territorial e a fiscalização de imóveis públicos e privados, além de apoiar setores estratégicos e promover justiça fiscal. Os investimentos previstos são de R$ 8,4 milhões.
A prefeitura estipulou que, em 1º de junho do ano passado, Sinop atingiu a marca de 216 mil habitantes. Considerando o último censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que indicava 197 mil pessoas, em 2022, houve crescimento de 10,4% ao longo de dois anos. Sinop é a quarta cidade mais populosa do Estado ( Cuiabá 1ª, Várzea Grande 2° e Rondonópolis 3°).
“Esse crescimento expressivo reforça a necessidade de uma gestão territorial moderna e eficiente, especialmente no que diz respeito ao cadastro imobiliário e ao planejamento urbano e rural”. “A presente contratação visa à implantação de uma solução”, “que contemple o georreferenciamento territorial, criação de cadastro técnico multifinalitário, aquisição de imagens por satélite e drone, implantação de sistema SIGWEB, desenvolvimento de aplicativo móvel para recadastramento imobiliário e estruturação do Observatório do Mercado Imobiliário (OMI)”, conforme o termo de referência do edital.
A prefeitura justifica que a ausência de um sistema geográfico integrado tem limitado a eficácia da gestão e a capacidade de planejamento. A atualização do cadastro imobiliário urbano, com base em técnicas consolidadas de engenharia e cartografia, permitirá maior controle sobre os imóveis, auxiliando na arrecadação tributária, atualização patrimonial e promoção da ordem fiscal e social. Também estão incluídas licenças de softwares capazes de realizar processamento fotogramétrico e geração de dados espaciais em 3D, fortalecendo ações de segurança pública, obras, assistência social, saúde, meio ambiente, agricultura e infraestrutura.
A abordagem unificada deverá garantir a operacionalização das atividades ao longo de 60 meses (5 anos) de vigência contratual.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui