Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, estão a caminho de renovar o termo de parceria para a realização de projetos em conjunto. Em encontro nesta segunda-feira a reitora da UFMT, professora Marluce Souza e Silva recebeu dirigentes da universidade estadunidense para abordar a realização do atual termo e caminhos para ampliar a parceria para mais áreas do conhecimento.
A reitora da UFMT relembrou a história da parceria e destacou o êxito em diferentes câmpus da universidade. “Essa parceria já existe há quatro anos. Ela realizou experiências importantes e neste momento eles retornam para a realização de um workshop e aproveitaram a oportunidade para visitar a reitoria da universidade. Nós estamos reafirmando o nosso propósito de manter o termo de cooperação entre a universidade, com a intenção de estender para todas as áreas da universidade”, destacou a reitora.
De acordo com a professora Marluce Souza e Silva a ampliação atenderia principalmente estudantes de pós-graduação nos diferentes programas em desenvolvimento na UFMT. “Esse é o diferencial nesse momento em que nós faremos o termo, assinaremos, renovaremos o nosso compromisso para que os nossos estudantes e as nossas estudantes de pós-graduação realizem projetos de extensão em Minnesota”, enfatizou a professora Marluce Souza e Silva a respeito da parceria que tem histórico nas ciências agrárias.
O professor John Vreyens, Chefe do Escritório de Iniciativas Globais da Universidade de Minnesota, lembrou da similaridade entre os Estados de Mato Grosso e Minnesota para o Brasil e os Estados Unidos. Para o professor a semelhança geográfica e populacional impulsiona o aprendizado mútuo. “O Estado de Minnesota e o Estado de Mato Grosso são muito parecidos, muito similares em termos geográficos e em termos de população. Nós temos muito que aprender uns com os outros em como envolver as comunidades e como fazer essa extensão ser efetiva”, explicou o docente.
Integrante da delegação, o Chefe do Departamento de Extensão da Faculdade de Alimentos, Agricultura e Meio Ambiente da Universidade de Minnesota, professor Michael Schmitt, destaca a importância transversal da agricultura para as comunidades. “É importante lembrar que, apesar desta parceria ter começado com os temas agrícolas, sabemos que a agricultura impacta diretamente as pessoas, as comunidades e as famílias. Então, quando falamos em extensão e melhoria de vida, estamos trabalhando no tema em si, mas em busca da melhoria de vida das pessoas. Portanto, não há como pensar em extensão na agricultura sem pensar em expandir para outras áreas, como saúde, assistência social, educação, para que nossa parceria seja efetiva”, finalizou.
Participaram também da reunião o secretário de Relações Internacionais (SECRI), Sergio Roberto de Paulo e pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência, Divanize Carbonieri, Coordenadora de Cultura e Vivência.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.