PUBLICIDADE

MT é finalista em quatro concursos nacionais na área da Educação

PUBLICIDADE

Mato Grosso está sendo representado em quatro concursos nacionais envolvendo a educação. Os resultados nacionais serão divulgados em dezembro. São projetos em diferentes áreas, que envolvem gestores, professores, merendeiras e alunos. O resultado mais recente diz respeito à 2ª Edição do Prêmio Respostas para o Amanhã.

Promovido pela Samsung, com a coordenação Centro de Estudos e Pesquisas – educação, cultura, ação comunitária (Cenpec), o prêmio tem o objetivo de fomentar e difundir projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio da rede pública. E conta com apoio da Unesco, do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação), da Organização das Escolas Ibero-Americanas (0EI), Reduca (Rede Latino Americana pela Educação) e Youth Voices Adobe.

Nesta 2ª Edição, dois, entre os 20 selecionados para participarem da etapa final, são oriundos das Escolas Estaduais Milton Armando Pompeu de Barros, do município de Colíder, e da Pedro Neca, de Porto Esperidião. Os cinco finalistas nacionais, um de cada região, serão conhecidos ainda esta semana.

O Prêmio ‘Respostas para o Amanhã’ visa promover a realização de projetos científicos que apresentem soluções simples para melhorar o local onde vivem, contribuindo com uma sociedade mais sustentável. Um deles, seguindo essa linha, é o “Transformers: renovando a sucata”, desenvolvido com a participação de 17 estudantes de Colíder, sob a orientação da professora Elizângela Mazei da Silva, propõe a reutilização de equipamentos eletrônicos que são descartados.

Na comunidade não existe – exceto um coletor de pilhas e baterias – ambiente apropriado para esse descarte. Depois de assistirem ao filme Transformers, que mostra a transformação de um equipamento em outro, os alunos perceberam que poderiam seguir a dinâmica e ainda contribuir com a diminuição do lixo eletrônico, uma vez que tal material seria retirado do lixo para cumprirem outra finalidade.

O outro projeto selecionado é de Porto Esperidião e envolve 22 estudantes da zona rural. Sob orientação do professor Adair José Pereira, eles viabilizaram um “Biodigestor Anaeróbico”, sustentável para a escola. Consiste na utilização de esterco de gado e de porcos (fezes bovinas e suínas), que após o processo anaeróbico (acontece em ambiente fechado), produz o gás de cozinha, chamado gás metano.

“Os dejetos ficam separados, sendo considerados o melhor esterco orgânico e, portanto, sendo utilizados em hortas da escola e da comunidade”, explicou o professor.

Os dois projetos finalistas já receberam uma câmera digital e um notebook, ambos da marca, para a escola. Os cinco finalistas serão contemplados com um celular smartphone para cada aluno e um tablet para o professor orientador. E o melhor do Brasil (escolhido entre os cinco) premiará a escola com 40 notebooks. Um deles também receberá troféu por escolha do júri popular.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prorrogado prazo para inscrição de novos alunos na ‘matrícula web’ em MT

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso prorrogou...

Seduc lança concurso “Desafio Estudante Influencer” em MT com premiações

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...

Conselho da Unemat aprova novos cursos de graduação e pós-graduação

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) da...
PUBLICIDADE