PUBLICIDADE

Estado transfere prédio para prefeitura de Cuiabá montar complexo para autistas e neurodivergentes

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Prefeitura de Cuiabá avançou hoje na inclusão e no acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências. Em cerimônia no Palácio Paiaguás, a primeira-dama e vereadora Samantha Iris, o prefeito Abilio Brunini e o vice-governador Otaviano Pivetta assinaram o acordo de cooperação que transfere oficialmente ao município a gestão do antigo Colégio Estadual Nilo Póvoas, localizado no centro da capital.

O espaço será transformado em um complexo voltado ao atendimento de crianças, adolescentes e adultos autistas. A proposta é oferecer estrutura integrada para inclusão social, educação, saúde, esporte e lazer, além de ampliar a rede de apoio às famílias.

“Esse é um presente para Cuiabá. Vamos fazer do antigo Nilo Póvoas uma das maiores casas do autismo no Brasil, com um centro que vai acolher desde crianças até adultos, com respeito, dignidade e inclusão”, afirmou a primeira-dama Samantha Iris, responsável por articular a cessão do prédio junto ao Governo do Estado.

O prefeito Abilio Brunini destacou o potencial transformador do projeto. “Queremos atender o máximo de pessoas possível, com um espaço especializado, cheio de possibilidades, que vai trabalhar a inclusão de forma real e concreta. É um grande passo que damos para transformar Cuiabá em referência estadual e nacional no cuidado com pessoas autistas”.

O vice-governador Otaviano Pivetta ressaltou a importância da parceria entre Estado e município. “Sabemos que os municípios, por estarem mais próximos da população, têm melhores condições de executar projetos como esse. E o Governo do Estado está aqui para apoiar. Essa ideia nasceu com a dona Virgínia e agora se materializa com a dedicação da Samantha. É uma causa nobre, que merece todo o nosso esforço.”

O prédio do antigo colégio conta com dois pavimentos, anfiteatro, quadra poliesportiva e dezenas de salas, o que permitirá a implantação de múltiplos serviços. A prefeitura já articula novas parcerias para viabilizar a reestruturação do local.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito cobra instalação de câmpus da UFMT no Médio Norte

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

Sinfra prorroga prazo para conclusão de obras do consórcio do BRT em Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) prorrogou...

Vice-prefeita de Cuiabá é exonerada da secretaria de Mobilidade Urbana

A prefeitura de Cuiabá confirmou, hoje, a exoneração da vice-prefeita,...
PUBLICIDADE