A variação positiva de 0,1% da indústria do Brasil em junho, em relação ao mês anterior, não foi acompanhada por Mato Grosso, que teve resultado negativo de 2,2%. Na comparação com junho do ano passado, o setor industrial recuou 10,8% no Estado. Os dados são da pesquisa industrial mensal regional, divulgada hoje, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O recuo mais acentuado em junho ocorreu no Espírito Santo (-5,8%). Também houve resultados negativos no Pará (-1,9%), Goiás (-1,7%), Ceará (-0,9%), Santa Catarina (-0,8%), São Paulo (-0,6%) e Rio Grande do Sul (-0,1%).
Segundo análise do IBGE, os dados mostram “uma ligação significativa com a política monetária mais contracionista ou restritiva por meio de aumentos na taxa de juros, refletindo seus efeitos no desempenho econômico e, consequentemente, no comportamento da produção industrial regional”.
A pesquisa produz indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativas e de transformação. Traz, mensalmente, índices para 17 unidades da federação cuja participação é de, no mínimo, 0,5% no total do valor da transformação industrial nacional, entre elas Mato Grosso.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.