Mais de 100 voluntários devem ser reunidos na 3ª edição do projeto Unidos pelo Rio, no próximo dia 23, com foco na coleta de resíduos sólidos e ações de preservação nos rios Peixoto e Peixotinho, situados entre os municípios de Matupá a Peixoto de Azevedo (200 e 197 quilômetros ao sul de Sinop). A mobilização inicial ocorrerá no Centro de Eventos Deibi.
Segundo a secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema) de Matupá, as atividades consistem na recolha e separação de materiais descartados nas localidades, incluindo plásticos, vidros, metais e papéis. As equipes serão divididas entre as margens dos rios e o perímetro das águas, com o auxílio de embarcações.
Os trabalhos ainda englobam instalar placas educativas quanto à conservação dos recursos hídricos, promoção da responsabilidade ambiental coletiva e fomento à participação ativa da sociedade para práticas sustentáveis. Mais de 25 instituições em Matupá, Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte apoiam o projeto.
O transporte dos materiais é viabilizado por meio de caminhões e outros veículos cedidos pelas entidades parceiras. Somente no ano passado, com a participação de 150 pessoas, foram removidas 25 toneladas de lixo da região.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.