Mato Grosso será promovido como destino turístico internacional em cinco países da América Latina durante o Meeting Brasil Latin America 2025, evento que é realizado entre os dias 4 e 13, nas cidades de Assunção (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile), Córdoba (Argentina) e Bogotá (Colômbia). Reconhecido como um dos maiores encontros do setor no continente, o Meeting reúne anualmente centenas de operadores e agentes de viagens em uma maratona de capacitações, rodadas de negócios e experiências de promoção turística.
O Governo de Mato Grosso participará como Expositor Master, com uma programação especial focada em apresentar o Estado como um destino diversificado, sustentável e com enorme potencial para o ecoturismo, turismo de natureza e de experiência. A coordenação é da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, por meio da Adjunta de Turismo.
Segundo a coordenadora de Promoção do Turismo da Sedec, Juliana Fischer, o diferencial do evento está na abordagem direta com os operadores internacionais. Estados, municípios, parques temáticos e redes hoteleiras mostram o que têm na “prateleira” para que os agentes possam vender os destinos em seus países. “Nas rodadas de negócios, o contato é com quem realmente vai vender o destino. Eles vêm até nós em busca de produtos turísticos que atendam à demanda dos clientes deles. É uma conversa mais direta, objetiva, onde podemos apresentar com mais profundidade o que Mato Grosso tem a oferecer”, explicou.
A Sedec vai apresentar os 10 segmentos do Estado: observação de aves, observação de onças, sol e praia (Araguaia), pesca esportiva, turismo místico e esotérico, turismo de negócios, ecoturismo, etnoturismo, turismo de aventura, turismo cultural e gastronômico.
A programação inclui uma capacitação master do destino Mato Grosso na abertura do evento em Assunção, no dia 4 de agosto, com experiências sensoriais, além de apresentações simultâneas em quatro cidades, reuniões de reconhecimento de produtos com operadores e rodadas de negócios. No total, o Meeting Brasil deve reunir aproximadamente mil profissionais de turismo, sendo 250 no Paraguai, 120 no Uruguai, 250 no Chile, 220 na Argentina e 120 na Colômbia. Todos com atuação direta na comercialização de destinos internacionais.