PUBLICIDADE

Mato Grosso segue com déficit considerável de armazéns para estocar soja e milho

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

A capacidade atual em Mato Grosso para armazenagem é de 49,87% da produção total de grãos da safra 2024/25. A projeção de 104,91 milhões de toneladas de soja e milho na safra 24/25 evidencia o persistente gargalo em Mato Grosso: a falta de capacidade para armazenar a produção, aponta o IMEA, no boletim semanal da soja.

Segundo a Conab (companhia Nacional de Abastecimento), a estrutura estática do Estado permanece em 52,32 milhões de toneladas, mesmo volume de 2024, gerando um déficit de 52,60 milhões de toneladas. Desde a safra 10/11, quando a armazenagem ainda supria a produção de soja e milho, a oferta de grãos até 2025 cresceu, em média, 9,89% ao ano, enquanto a capacidade de estocagem avançou 4,25%.

O IMEA informa que esse descompasso reflete a falta de investimentos e de incentivos ao setor, agravado pelo alto custo de implantação de armazéns, o que dificulta ainda mais o acesso para os produtores de pequeno porte, que é uma grande parcela dos agricultores do estado. Como consequência, muitos sojicultores têm sido forçados a escoar parte da produção de forma antecipada para liberar espaço, o que compromete o poder de negociação e impede a comercialização no momento mais favorável do mercado

Mato Grosso está concluindo a colheita de milho. O recente balanço indica que a colheita foi feita em 90% das áreas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Chuvas irregulares preocupam sojicultores em Mato Grosso, diz instituto

As chuvas no Estado tiveram irregularidade, nos últimos 30...

Arroba do boi gordo em Mato Grosso sobe 1 1,6%

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, esta...

Soja disponível em Mato Grosso cai 0,40%

A saca da soja disponível teve queda de 0,40%,...
PUBLICIDADE