PUBLICIDADE

Parceria com universidade americana garante procedimentos de laqueadura em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Hospital São Lucas de Lucas do Rio Verde está realizando laqueaduras por videolaparoscopia. A iniciativa só foi possível, graças a parceria com a Universidade de Iowa, uma empresa de biocombustíveis e a secretaria municipal de Saúde.

Na última semana, 15 mulheres que aguardavam o procedimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), realizaram a cirurgia. As intervenções foram acompanhadas por uma equipe de médicos dos Estados Unidos.

Segundo a gestora do Hospital São Lucas, Gabriela Refatti, a parceria teve início há quase três anos, com a realização de estudos sobre a população e o perfil de atendimento do hospital. O projeto consiste na troca de experiências com a instituição de ensino e no apoio da empresa de etanol, que destinou R$ 600 mil para a compra de equipamentos (foco e aparelho de videolaparoscopia), para a montagem de um centro cirúrgico.

“Com a doação desse recurso e a vinda das médicas, nós temos a capacidade de realizar laqueaduras por meio de vídeo, ou seja, cirurgias minimamente invasivas e que com certeza, trazem muitos benefícios para as mulheres”, ressaltou a gestora.

As cirurgias são realizadas por meio de pequenas incisões no abdômen do paciente, no qual são inseridos os equipamentos de videolaparoscopia. As câmeras enviam as imagens para um monitor, permitindo ao cirurgião visualizar e operar a região.

A secretária municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde, Fernanda Heldt Ventura, destacou a importância da parceria com entidades internacionais e o avanço nos procedimentos ofertados pelo Hospital São Lucas. “As cirurgias realizadas por vídeo são extremamente seguras, com menos tempo de internação e uma recuperação muito mais rápida. Parabéns ao São Lucas pela parceria e por colocar a disposição da comunidade, técnicas mais modernas”.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE