PUBLICIDADE

Mato Grosso tem 87% dos eleitores com cadastro biométrico, aponta TSE

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A pouco mais de um ano para as eleições gerais de 2026, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso informou que quatro municípios mato-grossenses já conseguiram atingir ou ultrapassar a meta mínima da campanha que é de 98% de cadastramento biométrico: Araguainha (99,76%), Ponte Branca (99,61%), Vale do São Domingos (99,15%) e Indiavaí (98,08%).

Em Mato Grosso, atualmente o índice de cadastramento biométrico é de 87,90%, o correspondente a 2,2 milhões do total de 2,5 milhões de pessoas aptas ao voto. Ainda faltam 12,1% do eleitorado ou um contingente de 292.363 eleitores e eleitoras. A estatística estadual é melhor que a média nacional. No país, são 154,4 milhões de eleitores e eleitoras aptos a votar, sendo que 133,9 milhões (86,75%) já possuem cadastramento biométrico, enquanto 20.466.113 (13,25%) não fizeram a identificação por biometria.

Dados parciais relativos a Mato Grosso indicam que, dos 142 municípios, 46 estão a menos de 4% de atingirem a meta de 98% de coleta biométrica para este ano.

Segundo o TSE até sexta-feira (25), nenhum município brasileiro havia conseguido o índice de 100% de biometria no país. Por outro lado, dos mais 5,5 mil municípios brasileiros, apenas 5 deles atingiram ou ultrapassaram a marca dos 99% de biometria: destes, três são de Mato Grosso. A campanha Biometria 100%, lançada no último dia 2, busca ampliar a biometria no Estado, intensificando ações da Justiça Eleitoral, por meio de postos eleitorais, unidade móvel da Justiça Eleitoral na capital e interior e parcerias com prefeituras.

“Além de participar de ações realizadas pelo Estado e municípios, em mutirões próprios ou de parceiros, a Justiça Eleitoral vem marcando presença em eventos que atrai grande quantidade de público, oferecendo as comodidades para fazer o cadastramento biométrico”, explicou o corregedor Regional Eleitoral, o desembargador Marcos Henrique Machado.

“Os cartórios eleitorais das Zonas Eleitorais de Mato Grosso estão numa busca ativa permanente com o intuito de atingirmos 100% da coleta biométrica. Além de termos um eleitorado integralmente identificado pela biometria, seria um feito inédito em nível de Brasil. A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor por ser pessoal e intransferível”, completa Marcos Henrique Machado.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista bate em animal em rodovia no Nortão e morre

Divino Gomes da Costa, de 51 anos, faleceu ontem...

Divulgado edital de seletivo para área de saúde em Matupá; salários até R$ 9 mil

As inscrições gratuitas para o processo seletivo de análise...

Prefeitura mato-grossense terá seletivo com salários de até R$ 20 mil

O poder executivo de Conquista D'Oeste (530 quilômetros de...
PUBLICIDADE