Servidores do Departamento de Vigilância à Saúde em Sorriso iniciaram, este mês, a campanha de combate ao vírus da raiva em animais domésticos, visando a vacinação gratuita e obrigatória de cães ou gatos com até três meses de vida. As primeiras ações tiveram como foco as áreas rurais e periféricas, tais como propriedades situadas às margens da MT-242.
Conforme o calendário, dentre as próximas localidades abrangidas no próximo mês, estão os bairros Primavera (23) e Boa Esperança (30), com atendimentos em ponto fixo, das 8h às 17h. Já em setembro, as atividades serão concentradas na Zona Leste (13) e no Centro (20), nos mesmos horários. A gestão objetiva imunizar 23 mil pets até o término das atividades.
A raiva, segundo dados do Ministério da Saúde, é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite (infamação do cérebro) progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. Ela pode ser transmitida pela saliva, bem como outros fluidos de animais infectados.
Em caso de possível contaminação e com um período de incubação de até 45 dias, os sintomas mais comuns são mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaleia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.