PUBLICIDADE

Mato Grosso é 2° Estado com menor impacto no país com ‘tarifaço’ americano, avalia governo

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O governo de Mato Grosso avaliou, hoje, que o Estado é o segundo no país que terá menor impacto se forem confirmados aumentos de tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada pelos Estados Unidos, e que podem entrar em vigor a partir do próximo dia 1°. Ano passado, 1,5% das exportações mato-grossenses tiveram como destino clientes nos Estados Unidos, conforme levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

As indústrias de Mato Grosso exportaram produtos que resultaram em US$ 14,69 bilhões no primeiro semestre para 147 países. A China segue sendo maior compradora em seguida aparecem Turquia (5,10%), Espanha (4,20%), Vietnã (3,72%) e Tailândia (3,66%). Os Estados Unidos ficaram na 15ª colocação. Os produtos mais vendidos por Mato Grosso são soja (57,56%), algodão (11,5%), tortas e resíduos da extração do óleo de soja (9,61%), carne bovina congelada (8,69%) e milho (3,48%). 

“Mato Grosso é um exemplo para o mundo e esses dados refletem a solidez da estratégia comercial do Estado. Nossa posição de destaque no comércio exterior se deve à nossa capacidade de diversificar mercados e ampliar a competitividade dos nossos produtos, além de produzir com qualidade, sustentabilidade e preços justos. Em momentos de crise, o produtor mato-grossense sempre encontra um caminho. É essa força que sustenta nosso protagonismo no comércio exterior e garante a resiliência da nossa economia frente a qualquer desafio global”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

Ele também avalia que o resultado é reflexo direto da política de diversificação de mercados e valorização da pauta exportadora promovida pelo Governo de Mato Grosso. O Estado ampliou significativamente suas vendas ao mercado chinês, que é destino de 45,9% das exportações, e, com isso, reduziu sua dependência de parceiros tradicionais. 

A diversificação da pauta exportadora inclui produtos com alta demanda no mercado asiático, como pulses e DDG (grãos secos de destilaria com solúveis). Mato Grosso se destaca como maior produtor nacional de etanol de milho, do qual o DDG é subproduto, utilizado como ração animal, informa a assessoria. 

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bolão de Mato Grosso fatura prêmio na Quina

O bolão de Cáceres (219 km de Cuiabá) acertou,...

Capotamento de ambulância deixa um morto em rodovia de Sorriso

Uma ambulância do município de Itanhangá capotou esta noite...

Preso policial militar acusado de atirar na cabeça de motorista de aplicativo em Mato Grosso

A Polícia Civil cumpriu, hoje, mandado de prisão temporária,...
PUBLICIDADE