PUBLICIDADE

Fórum aponta queda de mortes intencionais violentas em Mato Grosso e aumento em investimentos

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria - Infográfico Fórum Brasileiro de Segurança Pública)

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou, hoje, dados do anuário de segurança com principais indicadores de violência do ano passado (2024). O levantamento é com base na quantidade de homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial.

O Estado não tem nenhuma cidade no ranking das 10 com maior número de mortes violentas intencionais. Maranguape (Ceará) é a 1° com taxa de 79,9% (por 100 mil habitantes), em 2° Jequié (BA), com taxa de 77,6, em 3° Juazeiro (BA) 76,2, em 4° Camaçari (BA), taxa de 74,8% e 5° Cabo de Santo Agostinho (PE) 73,3. Das 20 mais violentas, 16 estão no Nordeste. No site do fórum ainda não consta ranking das cidades por Estados.

O ranking com maior número de mortes violentas intencionais é o (Ceará) com taxa de 79,9% (por 100 mil habitantes), em 2° Jequié (BA), com taxa de 77,6, em 3° Juazeiro (BA) 76,2, em 4° Camaçari (BA), taxa de 74,8% e 5° Cabo de Santo Agostinho (PE) 73,3. Das 20 mais violentas, 16 estão no Nordeste.

O ranking também foi feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública por Estados. Só Notícias apurou que Mato Grosso teve redução de 3% na violência e a taxa 30,8% em 2023 para 29,8% ano passado e está na 7ª posição no ranking nacional. Amapá é o mais violento com taxa de 45,1% por 100 mil habitantes. Bahia é 2° com taxa de 45,1%. Em 3° Ceará com 37,5% (aumento de 10%), em 4° Pernambuco com 36,2%, em 5° Alagoas 35,4%, Maranhão é 6° com taxa de 30,4%, Mato Grosso em 7° com 29,8%, Pará é 8° com taxa de 29,5%, Amazonas em 9° com 27,4% e Rondônia 10° com 26,1%. O Estado com menos violência é São Paulo com taxa de 8,2%.

O levantamento também aponta os Estados que mais investiram em segurança pública. Mato Grosso aparece entre os principais, sendo o 5° que mais destinou recursos. Um dos programas do governo do Estado, lançado ano passado pelo governador Mauro Mendes, é o tolerância zero com facções criminosas que resultou em inúmeras ações que reduziram criminalidade.

No Centro-Oeste, Mato Grosso é o 2° Estado que mais investiu em segurança passando de R$ 3,9 bilhões para R$ 4,2 bilhões no ano passado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Número de roubos e furtos de celulares em Mato Grosso sobe 14%, aponta Fórum

Mato Grosso registrou 10.096 roubos ou furtos de celulares...

Polícia Civil apreende mais de 400 garrafas de bebidas destiladas falsificadas em Mato Grosso

Mais de 440 garrafas de bebida alcoólica destilada falsificadas...

Procurado em São Paulo por estupro é preso em Mato Grosso

A Polícia Civil de Arenápolis (235 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE