Em resposta a uma notificação judicial, caminhoneiros de Vera (80 quilômetros de Sinop) se mobilizaram ontem, durante uma assembleia geral realizada no plenário da câmara, para fundar oficialmente a Associação dos Caminhoneiros do município. O principal objetivo da entidade é organizar a categoria e colaborar com o poder público na busca por soluções para o tráfego e estacionamento de veículos pesados dentro da área urbana.
A urgência da pauta se deu após decisão do juiz Victor Lima Pinto Coelho determinando que o município adote medidas para regulamentar a circulação de caminhões, em especial nas vias centrais como a avenida Estados Unidos. A determinação atende a uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público.
Durante a reunião, o prefeito Yago Giacomelli informou que a gestão pretende destinar uma área pública de até 5 hectares para servir de estacionamento à categoria. Ele também anunciou que um projeto de lei será elaborado nas próximas semanas para regulamentar o tráfego de veículos pesados, prevendo exceções para serviços essenciais, como oficinas e auto elétricas.
A Câmara de Vereadores também se comprometeu a apoiar a iniciativa, inclusive disponibilizando recursos para auxiliar na estruturação do espaço. Na ocasião, foi eleita por aclamação a primeira diretoria da associação, com Oséas Lima Duarte como presidente, Valtair Dalagnol como vice e demais membros nas funções administrativas e do conselho fiscal.
O estatuto da entidade também foi aprovado. A nova diretoria passa a ser o canal oficial de diálogo entre os caminhoneiros e o poder público. A expectativa é que, com representatividade e apoio institucional, a categoria possa ser ouvida e colaborar ativamente na construção das soluções exigidas judicialmente.
A assessoria de imprensa informou que a assembleia contou com apoio da câmara e da prefeitura de Vera. Também estiveram presentes o presidente da câmara, vereador Jader Paulo, os vereadores Robson Freitas, Osnir Schmeing, Volmar Giongo e Adailton Siqueira.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.