O Ministério Público de Mato Grosso, por meio do Banco de Projetos, Fundos e Entidades (Bapre) repassou R$ 1 milhão para a construção do Lar do Idoso Vô Francelino, em Vila Rica (1,3 mil km de Cuiabá). O espaço será destinado ao acolhimento de idosos em situação de vulnerabilidade social.
A obra está sendo executada em uma área com mais de mil metros quadrados e contará com 16 apartamentos — cada um com capacidade para dois moradores — totalizando 32 leitos. A estrutura também incluirá enfermaria, consultório médico, refeitório, lavanderia completa, piscina adaptada, poço semiartesiano e diversas áreas de convivência, todas projetadas com acessibilidade. Será o primeiro lar para idosos da região do Baixo Araguaia.
“O Ministério Público fez toda a diferença ao destinar esse recurso. Sempre realizamos eventos para arrecadar fundos com o objetivo de construir esse espaço, e a população de Vila Rica sempre colaborou. Porém, por se tratar de uma obra de grande porte, com certeza não estaríamos com mais de 50% da construção concluída sem esse aporte do MP. Nossa expectativa é entregar o lar em até oito meses, seguindo todas as diretrizes do Estatuto do Idoso”, afirma a médica Zilda Borges, idealizadora do projeto e presidente da entidade.
Zilda esclarece que o lar não funcionará como instituição de internação, mas como moradia. “A ideia é oferecer um lar. Teremos uma enfermaria para casos pontuais — como quando o idoso precisar tomar uma vitamina, por exemplo, sem precisar ir até o hospital. Estamos finalizando a construção, depois virá a fase de mobiliário e, por fim, a contratação dos profissionais, que será feita conforme o perfil e as necessidades dos futuros moradores. Acredito que, se até aqui Deus nos ajudou, até lá também nos ajudará, e tudo dará certo”, complementa.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.