sexta-feira, 18/julho/2025
PUBLICIDADE

Polinização animal contribui com até 25% do valor da produção agrícola em todo Nortão, aponta IBGE

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (foto: Ministério da Agricultura/reprodução)

A contribuição da polinização animal no valor da produção agrícola e extrativista em Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e demais cidades do Nortão, em 2023, foi entre 6% e 25% do total, conforme Só Notícias apurou em gráficos divulgados, hoje, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em todo Estado, a média se mantêm na grande maioria das cidades, com exceção de Colniza, São José dos Quatro Marcos, Acorizal e Rondolândia, onde a contribuição é de 26 a 65%.

O estudo investigou “a quantidade produzida, a área colhida e o valor da produção de cultivos que possuem diferentes níveis de dependência da ação de polinizadores animais, como abelhas, borboletas, besouros e morcegos”. Assim, quanto maior for o indicador, maior a contribuição estimada da polinização animal.

De acordo com o IBGE, entre os 89 produtos analisados, 48,3% dependem, em algum grau, da polinização animal, sendo que esse impacto é mais expressivo nas culturas permanentes e extrativistas, que apresentam maior dependência desse processo. No Estado, os cinco produtos mais dependentes, de 1996 a 2023, são a soja, algodão, feijão, tomate e melancia.

O estudo ainda apontou que níveis de dependência da polinização das culturas permanentes em Mato Grosso e em todo Centro-Oeste, diferentemente do observado nas outras regiões, foram semelhantes aos das culturas temporárias.

A polinização é o processo em que animais transferem o pólen das partes masculinas de uma flor (anteras) para as partes femininas (estigma), permitindo a fecundação e a produção de sementes e frutos. Essa interação beneficia tanto as plantas, que se reproduzem, quanto os animais, que obtêm alimento como néctar ou pólen.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Produtores rurais de Matupá vão receber 40 mil mudas de café

A prefeitura de Matupá iniciou, ontem, a distribuição de...

Comitiva chinesa discute projeto de rastreabilidade da carne em MT e visita fazenda em Mutum

Uma comitiva da ONG chinesa Global Environmental Institute (GEI)...

Boi gordo tem queda de 2% em Mato Grosso

A cotação da arroba do boi gordo, à prazo,...

Milho sobe interrompendo sequência de semanas em queda em Mato Grosso

O preço do milho disponível em Mato Grosso teve...
PUBLICIDADE