PUBLICIDADE

Mauro critica governo Lula na condução na crise com Estados Unidos

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Mayke Toscano/arquivo=

O governador Mauro Mendes (União) criticou o governo Lula (PT) por conta da condução da crise diplomática com os Estados Unidos devido a decisão de aumentar as tarifas de diversos produtos brasileiros exportados, dentre eles carne, café. “O governo federal precisa agir com mais seriedade e encontrar soluções rápidas e diplomáticas, colocando o povo brasileiro acima de ideologias e de brigas. Ninguém ganha com essa disputa”, criticou Mauro.

Mauro avalia que o ‘tarifaço´ é “um problema grave que vai afetar a todos, mas nosso agronegócio é competitivo e, com o nosso apoio, sem dúvidas vai encontrar outros mercados para compensar as perdas”

O governador expôs que “nosso Mato Grosso é um dos Estados que menos depende da exportação para os Estados Unidos” e compartilhou, em sua rede social, infográfico apontando que Mato Grosso “depende” 1,5% do total de produtos hoje vendido para os Estados Unidos. Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro estão entre os três mais impactados com 45%, 19% e 16% respectivamente do volume atual de negócios feitos com americanos.

Hoje, em Washington, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, rebateu a crítica do presidente Lula. “O presidente certamente não está tentando ser o imperador do mundo. Ele é um presidente forte dos Estados Unidos da América e também é o líder do mundo livre. E vimos uma grande mudança em todo o globo por causa da liderança firme deste presidente”, disse Leavitt.

Lula afirmou que “não podemos ter o presidente Trump esquecendo que ele foi eleito para governar os Estados Unidos, e não para ser o imperador do mundo. Seria muito melhor estabelecer uma negociação primeiro, e depois alcançar um acordo possível, porque nós somos dois países que temos boas relações por 200 anos”, criticou.

Ao falar sobre aumentos nas tarifas, Trump defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro e classificou de “caça as bruxas” a ação movida contra ele pela acusação de tentativa de golpe de Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PF pede suspeição de ministro como relator do inquérito sobre fraudes de banco

A Polícia Federal pediu ao presidente do Supremo Tribunal...

Delegado deixa secretaria de Justiça de Mato Grosso

O delegado Vitor Hugo Teixeira deixou o comando da...
PUBLICIDADE