quinta-feira, 17/julho/2025
PUBLICIDADE

Mauro critica governo Lula na condução na crise com Estados Unidos

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Mayke Toscano/arquivo=

O governador Mauro Mendes (União) criticou o governo Lula (PT) por conta da condução da crise diplomática com os Estados Unidos devido a decisão de aumentar as tarifas de diversos produtos brasileiros exportados, dentre eles carne, café. “O governo federal precisa agir com mais seriedade e encontrar soluções rápidas e diplomáticas, colocando o povo brasileiro acima de ideologias e de brigas. Ninguém ganha com essa disputa”, criticou Mauro.

Mauro avalia que o ‘tarifaço´ é “um problema grave que vai afetar a todos, mas nosso agronegócio é competitivo e, com o nosso apoio, sem dúvidas vai encontrar outros mercados para compensar as perdas”

O governador expôs que “nosso Mato Grosso é um dos Estados que menos depende da exportação para os Estados Unidos” e compartilhou, em sua rede social, infográfico apontando que Mato Grosso “depende” 1,5% do total de produtos hoje vendido para os Estados Unidos. Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro estão entre os três mais impactados com 45%, 19% e 16% respectivamente do volume atual de negócios feitos com americanos.

Hoje, em Washington, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, rebateu a crítica do presidente Lula. “O presidente certamente não está tentando ser o imperador do mundo. Ele é um presidente forte dos Estados Unidos da América e também é o líder do mundo livre. E vimos uma grande mudança em todo o globo por causa da liderança firme deste presidente”, disse Leavitt.

Lula afirmou que “não podemos ter o presidente Trump esquecendo que ele foi eleito para governar os Estados Unidos, e não para ser o imperador do mundo. Seria muito melhor estabelecer uma negociação primeiro, e depois alcançar um acordo possível, porque nós somos dois países que temos boas relações por 200 anos”, criticou.

Ao falar sobre aumentos nas tarifas, Trump defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro e classificou de “caça as bruxas” a ação movida contra ele pela acusação de tentativa de golpe de Estado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sema habilita municípios do Nortão para emissão de licenças e fiscalização ambientais

A secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) oficializou hoje...

Comandante-geral nega contratação de policiais temporários em Mato Grosso

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel...
PUBLICIDADE