PUBLICIDADE

Senador mato-grossense critica “omissão de Lula” e sugere missão oficial com produtores aos EUA sobre tarifaço

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araujo/arquivo)

O senador Wellington Fagundes (PL) criticou, hoje, a “falta de reação” do governo brasileiro diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos e sugeriu a criação de uma missão oficial aos Estados Unidos, com representantes do Congresso e do setor produtivo, principalmente para defender os interesses do agronegócio nacional após o anúncio do aumento nas tarifas para café, carne e diversos outros produtos brasileiros vendidos para os Estados Unidos.

“Como explicar que o governo Lula, com toda sua retórica de uma diplomacia altiva e ativa, não tenha conseguido antecipar ou neutralizar uma medida tão previsível, que já vinha sendo sinalizada desde o governo Trump?”, questionou Fagundes. “Já passou da hora de o presidente Lula parar com essas picuinhas ideológicas. O Brasil precisa de pragmatismo. O Congresso está pronto para ajudar, mas o governo precisa agir.”

O senador apontou que os setores mais afetados serão justamente os que sustentam a economia brasileira, como o agronegócio e a indústria de transformação, e cobrou mais responsabilidade do Executivo na condução da política externa. Ele propôs a criação de uma missão oficial para ir a capital norte-americana, com a presença de parlamentares e representantes do setor produtivo. Ele defendeu que a delegação tenha integrantes de estados estratégicos, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

“Somos o maior produtor de soja do mundo. Mato Grosso já passou a Argentina e, mesmo assim, estamos pagando a conta de uma diplomacia descolada da realidade”, acrescentou.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT inaugura na segunda nova sede do Laboratório Central; R$ 34,3 milhões

O governo de Mato Grosso entrega, nesta segunda-feira (1º),...

Ao lado do governador, multinacionais anunciam parceria para mais três usinas de etanol em MT

Após reunião com o governador Mauro Mendes, duas multinacionais...
PUBLICIDADE