A secretaria estadual de Educação (Seduc-MT) divulgou hoje a lista das 50 escolas estaduais selecionadas para a etapa estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que ocorrerá em Brasília. A seleção resultou das conferências municipais realizadas entre 7 e 11 de junho, onde estudantes e professores debateram mudanças climáticas e justiça ambiental.
No Nortão, foram selecionadas as escolas estaduais Prof Neide Enara Sima (Nova Monte Verde), Padre Johannes Berthold Henning (Nova Mutum), Cecília de Castro Barbosa (Juara), Leonisio Lemos Melo (Peixoto de Azevedo), Florestan Fernandes (Cláudia), Cafenorte (Colíder) e Nova Galileia (Colíder).
Com o tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”, a iniciativa mobiliza escolas como espaços de protagonismo juvenil frente aos desafios ambientais. A etapa estadual ocorrerá em Cuiabá entre 5 e 7 de agosto, reunindo cerca de 50 estudantes e 50 professores para apresentação de projetos. Destes, 18 alunos e um projeto representarão Mato Grosso na fase nacional em Brasília (6 a 10 de outubro).
O processo inclui escolas indígenas, quilombolas, de educação especial e bilíngues, garantindo diversidade nas soluções ambientais propostas. Conforme explicou o secretário Alan Porto, “a ideia é que os estudantes reflitam sobre impactos em seus territórios e proponham ações transformadoras”.
Os projetos foram desenvolvidos mediante atividades pedagógicas e rodas de conversa, com eleição de delegados para defesa nas próximas etapas. A conferência oferecerá formação com especialistas em socioambientalismo, alinhada à Política Nacional de Educação Ambiental.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.