terça-feira, 1/julho/2025
PUBLICIDADE

Secretaria Saúde está rastreando casos de hanseníase em Sorriso

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso fez um curso de capacitação para médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da rede pública de saúde com objetivo de fortalecer o combate a hanseníase. A partir de hoje, os profissionais estarão fazendo um rastreamento de casos da doença em Sorriso e haverá também uma campanha de conscientização. O rastreamento tem como objetivo identificar os portadores, sensibilizá-los para o tratamento e tratá-los.

O Brasil está em segundo lugar, atrás apenas da Ìndia em número de casos de hanseníase. A hanseníase pode começar com uma ou mais manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, em qualquer parte do corpo. Em cima destas manchas ou mesmo fora delas a pele fica com a sensibilidade diminuída ou abolida ao calor. A Secretária de Saúde, Mirian Sollé Rocha, orienta as pessoas que apresentarem manchas pelo corpo com diminuição da sensibilidade, que procurem a Unidade de Saúde da Família do seu bairro para realizar os exames necessários.

Atualmente, existem medicamentos que curam a hanseníase. Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, mais rápida será a cura. Os doentes diagnosticados nas formas avançadas também serão curados após o tratamento. Os que são contagiantes, depois de pouco tempo de iniciado o tratamento, deixam de contagiar.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Inaugurada sala de autoteste de HIV para acadêmicos em Sinop

Em uma ação conjunta, a prefeitura e a Universidade...

Liberada em Sorriso vacina contra a gripe para todas as idades a partir de 6 meses

A partir desta segunda-feira, todas as pessoas com mais...

Sinop definirá empresa para 3,5 mil exames de cânceres e outras patologias  

O pregão eletrônico voltado a selecionar organização no ramo...

UCT abre neste sábado para doações de sangue em Sinop

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de...
PUBLICIDADE