terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Banco de sangue em Sinop recebeu mais de mil doadores no 1º semestre  

PUBLICIDADE

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sinop (UCT) recebeu até a última quinta-feira, 1.774 doadores, dos quais 916 são doadores de repetição. Segundo Sandra Maria Schiabel, bioquímica responsável pela Unidade, esse volume de doação só é possível porque em Sinop existem muitos doadores voluntários, que sempre participam das campanhas e apelos da UCT.

Para ser doador, a pessoas tem que ter no mínimo 18 e no máximo 65 anos, pesar mais que 50kg e ter um bom estado de saúde. Ao fazer a doação o voluntário deve estar levar documento de identidade para preencher a ficha de doador. Na primeira coleta serão feitos exames para detectar o estado de saúde do voluntário e constatar se o mesmo está apto ou não a ser doador, lembrando que a pessoa só será doador consecutivo se quiser.

A UCT que funcionava em uma sala dentro do Pronto Atendimento, ganhou sede própria em julho de 2004, e fornece sangue para todos os hospitais de Sinop e uma Agência Transfusional em Marcelândia, além de plasma fresco congelado, que é uma fragmentação do sangue após ser centrifugado, às UCTs de Sorriso, Colíder e Alta Floresta, que ainda não possuem a centrifuga refrigeradora que faz o processo de fragmentação do sangue.

São recolhidos uma média de 15 a 20 bolsas de sangue ao dia, sendo cada uma de no máximo meio litro, e as doações podem ser feitas de segunda à sexta-feira das 7:00 às 13:00 horas, na sede da Unidade que fica anexa ao PA.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Hospital de Sinop realiza 1ª captação de órgãos e pode ajudar a salvar três vidas

A Central Estadual de Transplantes da secretaria estadual de...

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...
PUBLICIDADE