Bombeiros resgataram uma cobra caninana (Spilotes pullatus), esta manhã, no prédio da 17ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na região central de Sorriso. Não houve registro de incidentes envolvendo o contato com o animal.
Segundo os bombeiros, funcionários do órgão se depararam com o ofídio escondido num vaso de flores e contataram as autoridades. Para a retirada adequada, foram necessárias a pinça de manejo e tambor de plástico. A caninana encontrava-se em condições saudáveis e sem ferimentos aparentes. Na sequência, foi transportada a área de mata além dos limites da cidade e devolvida ao habitat.
Segundo dados do Instituto Butantan, vinculado ao ministério da Saúde, a espécie é considerada uma das mais ágeis e pode medir até 2,5 metros de comprimento. Não é considerada peçonhenta e é normalmente encontrada em quase todos os biomas da flora brasileira, com exceção dos pampas. Sua alimentação consiste no consumo de pequenos mamíferos, mas também pode predar aves, anfíbios e outros répteis.
Ecologicamente, a dieta da cobra caninana ainda tem um papel vital no controle biológico e populacional de diversas outras espécies, como roedores.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.