sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

Mato Grosso reduziu mortes por hepatite C em 50%, aponta ministério

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

Mato Grosso reduziu em 50% os óbitos por hepatite C entre 2014 e o ano passado, saindo de 22 para 11 mortes. Já os óbitos por hepatite B caíram 25%, passando de 12 para 9 no mesmo período. Apesar da expressiva redução na mortalidade, os dados indicam a necessidade de ampliar a testagem e a adesão ao tratamento, especialmente nos casos de hepatite B, alertou o ministério da Saúde.

No ano passado, no Estado, mais de 3,9 mil pessoas receberam indicação para tratamento da hepatite B, e 1,2 mil iniciaram o acompanhamento. Em relação à hepatite C, 12,5 mil pessoas receberam indicação para tratamento, e 9,1 mil já iniciaram o cuidado. Em Mato Grosso, 152 pessoas tiveram indicação para o tratamento e 105 foram tratadas.

O Brasil reduziu em 50% os óbitos por hepatite B – que registrou coeficiente de mortalidade de 0,1 óbito por 100 mil habitantes, no mesmo período. Em relação à hepatite C, a queda foi de 60% no período, com coeficiente de 0,4 óbito por 100 mil habitantes. O avanço aproxima o país da meta da Organização Mundial da Saúde (OMS), que prevê uma redução de 65% nas mortes por hepatites B e C até 2030.

As hepatites são inflamações do fígado que podem ser transmitidas por contato sexual e são causadas por vírus. Os sintomas incluem dor abdominal, fadiga, perda de apetite e pele e olhos amarelados. O tratamento varia conforme a causa: hepatite A geralmente se resolve sozinha, enquanto hepatites B e C podem exigir medicamentos antivirais. A prevenção inclui vacinação (disponível para A e B), higiene adequada e práticas sexuais seguras.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carga de carreta pega fogo ao encostar em cabos de energia no Nortão

As chamas danificaram o carregamento de uma Scania R500...

Mergulhadores pesquisam cavernas submersas em Nobres

A equipe de mergulhadores que realiza expedição de pesquisa...

Sorriso investirá na criação de espaços lúdicos com mais de 40 novos playgrounds

A prefeitura de Sorriso realizou, ontem, registro de preços...
PUBLICIDADE