PUBLICIDADE

Mato Grosso reduziu mortes por hepatite C em 50%, aponta ministério

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

Mato Grosso reduziu em 50% os óbitos por hepatite C entre 2014 e o ano passado, saindo de 22 para 11 mortes. Já os óbitos por hepatite B caíram 25%, passando de 12 para 9 no mesmo período. Apesar da expressiva redução na mortalidade, os dados indicam a necessidade de ampliar a testagem e a adesão ao tratamento, especialmente nos casos de hepatite B, alertou o ministério da Saúde.

No ano passado, no Estado, mais de 3,9 mil pessoas receberam indicação para tratamento da hepatite B, e 1,2 mil iniciaram o acompanhamento. Em relação à hepatite C, 12,5 mil pessoas receberam indicação para tratamento, e 9,1 mil já iniciaram o cuidado. Em Mato Grosso, 152 pessoas tiveram indicação para o tratamento e 105 foram tratadas.

O Brasil reduziu em 50% os óbitos por hepatite B – que registrou coeficiente de mortalidade de 0,1 óbito por 100 mil habitantes, no mesmo período. Em relação à hepatite C, a queda foi de 60% no período, com coeficiente de 0,4 óbito por 100 mil habitantes. O avanço aproxima o país da meta da Organização Mundial da Saúde (OMS), que prevê uma redução de 65% nas mortes por hepatites B e C até 2030.

As hepatites são inflamações do fígado que podem ser transmitidas por contato sexual e são causadas por vírus. Os sintomas incluem dor abdominal, fadiga, perda de apetite e pele e olhos amarelados. O tratamento varia conforme a causa: hepatite A geralmente se resolve sozinha, enquanto hepatites B e C podem exigir medicamentos antivirais. A prevenção inclui vacinação (disponível para A e B), higiene adequada e práticas sexuais seguras.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prazo para propostas de compra da Santa Casa termina na próxima terça-feira

O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT)...

Tribunal mantém indenização a família de homem morto em acidente no Nortão

A Primeira Câmara de Direito Privado do Tribunal de...

MP reforça pedido para advogado ir a júri por assassinato Mato Grosso

A 21ª Promotoria de Justiça Criminal de Cuiabá se...

Sinop recebe 1º drone do Estado para combate a incêndios em edifícios

O secretário estadual de Segurança Pública, César Roveri, e...
PUBLICIDADE