PUBLICIDADE

Promotor não vê irregularidades e autoriza Estado implantar sistema de atendimento pré-hospitalar

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/Lucas Torres)

O promotor Milton Mattos da Silveira Neto, titular da 7ª Promotoria Cível de Cuiabá – Saúde Coletiva, determinou o arquivamento da investigação sobre a legalidade do termo de cooperação firmado entre as secretarias estaduais de Saúde e Segurança Pública para a implantação do Sistema Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar. 

Segundo o promotor de Justiça, a análise jurídica e material do termo não revelou qualquer irregularidade ou afronta à sentença proferida pela justiça. Pelo contrário, o promotor entendeu que o documento demonstra intenção legítima de melhorar o serviço de atendimento pré-hospitalar e otimizar recursos públicos. 

Entre os principais argumentos que fundamentaram o arquivamento, o promotor destacou que o atendimento pré-hospitalar não é exclusividade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), podendo ser realizado por outros entes públicos, como o Corpo de Bombeiros, conforme previsto na legislação estadual. 

Conforme análise dos documentos, o termo de cooperação não transfere a gestão do Samu para a secretaria de Segurança Pública, mantendo sua vinculação à Saúde, conforme determina a Lei Estadual nº 8.188/2004. Além disso, a cooperação entre secretarias não envolve transferência de recursos financeiros, mas sim a integração de esforços para atividades de interesse comum, o que é legal e benéfico à população. 

Consta no despacho que a medida visa evitar duplicidade de contratos e gastos públicos, como os relacionados a telefonia, radiocomunicação e operadores de rádio. E a integração dos sistemas de emergência 192 (Samu) e 193 (Corpo de Bombeiros) melhora significativamente o atendimento ao cidadão, permitindo respostas mais rápidas e eficazes em situações de urgência. 

Quanto a alegação de burla ao concurso público, esta não foi analisada por falta de atribuição da promotoria, sendo o tema objeto de acompanhamento por outro órgão do Ministério Público.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mauro inaugura obras na região Oeste; prefeito diz que ‘estávamos esquecidos’

O governador Mauro Mendes percorreu, na sexta-feira, Curvelândia, Mirassol...

Prefeitura de Sorriso estima orçamento de R$ 1 bilhão para o próximo ano

A prefeitura de Sorriso apresentou, ontem, o Projeto de...

Deputados de Mato Grosso assinam PEC da reforma administrativa

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 38/2025, que...
PUBLICIDADE