quinta-feira, 10/julho/2025
PUBLICIDADE

eSports entram no radar olímpico e levantam debates no Brasil

PUBLICIDADE
Informe publicitário - (foto: Ella Don)

Os eSports ganha cada vez mais adeptos e, com isso, desperta o interesse também das principais competições de esportes do mundo, as Olimpíadas, entrando no radar para o futuro.

Além dos esportes tradicionais em destaque nas Olimpíadas, a expansão dos torneios digitais repercute também entre sites de apostas no Brasil. Jogue com responsabilidade.

Em muitos países, como Coreia do Sul e Estados Unidos, os eSports já são tratados com o mesmo peso das modalidades tradicionais, incentivando os atletas e contribuindo para o crescimento do setor.

Uma das vantagens dos eSports é a possibilidade de contar com vários tipos de jogos dentro da modalidade, como ação, aventura, estratégia, RPG, esportes, simulação, entre outros, agradando perfis variados de fãs. 

Entre os principais jogos da modalidade podemos destacar o EAFC (antigo Fifa), League of Legends, Counter-Strike: Global Offensive e Dota 2, modalidades que chamam a atenção nas competições.

COI aprova Jogos Olímpicos eSports 

O Comitê Olímpico Internacional, COI, já aprovou a criação dos Jogos Olímpicos de eSports. A ideia é contar com um evento a cada dois anos e, inclusive, o tema foi aprovado com unanimidade.

Thomas Bach, presidente do COI, chegou a fazer um comunicado oficial à imprensa, falando sobre a confirmação dos Jogos Olímpicos de eSports.

“Esta é realmente uma nova era para o COI. Com a confirmação pela sessão do COI da criação dos Jogos Olímpicos de Esports, estamos acompanhando o ritmo da revolução digital. A comunidade de esports, representada na nossa Comissão de Esports, se envolveu com entusiasmo nesta iniciativa. Esta é mais uma prova da atratividade da marca olímpica e dos valores que ela representa entre os jovens”, declarou Thomas Bach.

Segundo o Comitê Olímpico Internacional, as competições de eSports Olímpicos incluirão três categorias inicialmente. Portanto, são eles: esportes físicos adaptados ao meio digital, simulações esportivas e jogos eletrônicos alinhados aos princípios do movimento olímpico.

Dessa forma, os tradicionais League of Legends, Counter-Strike: Global Offensive e Dota 2 ficam de fora no primeiro momento. A edição inaugural das Olimpíadas de eSports foi reagendada e agora está prevista para 2027, com sede em Riad, na Arábia Saudita.

COB participou de evento para debater eSports

O Comitê Olímpico do Brasil participou de um debate sobre o futuro dos eSports durante o Rio2C, maior feira de criatividade da América Latina. Dessa forma, Mariana Mello, a gerente de projetos esportivos especiais do COB, foi quem representou a organização.

“É importante destacar que o esporte olímpico e os eSports não são concorrentes. A ideia é de união, de somar, de ter um público novo, diferente, impactado pelos valores olímpicos, e ter esse frescor no Movimento Olímpico”, destacou Mariana Mello.

A gerente de projetos ainda destacou que a ideia é aproximar o público que consome esportes alternativos, através de um movimento que foi iniciado com novas modalidades nas Olimpíadas, como o skate e o surfe.

Portanto, o COB é favorável e está alinhado com as ideias do COI em dar mais espaço aos eSports.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE