O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) declarou que a educação é uma prioridade do governo de Mato Grosso e que os investimentos em infraestrutura, formação e alfabetização estão mudando a realidade das escolas públicas no Estado. Ele participou, ontem, da entrega da reforma e ampliação da escola estadual professora Alice Barbosa Pacheco, em Campo Verde (131 km de Cuiabá), e de suas salas anexas no distrito de Santo Antônio da Fartura. A obra foi executada pela prefeitura, por meio de convênio com o Estado, com investimento de R$ 5,7 milhões.
“Nosso objetivo é fazer com que a educação de Mato Grosso seja uma das cinco melhores do Brasil. Quando o Estado encontra um parceiro sério e dedicado, como é o caso de Campo Verde, os projetos saem do papel. A escola é da população, dos filhos de vocês. É um espaço público que precisa do envolvimento das famílias, do sentimento de pertencimento que vejo aqui”, destacou o vice-governador.
Os avanços no ensino público do Estado já aparecem nos resultados. Mato Grosso teve o segundo melhor desempenho do país no Ideb do Ensino Médio, subindo do 19º para o 8º lugar no ranking nacional.
Desde 2019, o Estado entregou 37 escolas novas, reformou 84 unidades e tem outras 49 em obras, além de 9 escolas conveniadas com processos licitatórios em andamento. O investimento total ultrapassa R$ 1,2 bilhão. Também foram entregues 43 quadras poliesportivas, com outras 17 em construção.
Outro dado relevante é a redução da taxa de analfabetismo entre pessoas de 15 a 59 anos, que caiu para 3,8% — o menor índice desde 2016. O percentual está abaixo da média nacional e supera a meta estabelecida pela secretaria estadual de Educação.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.