O santuário dos elefantes de Chapada dos Guimarães (66 km de Cuiabá) terá uma mais uma elefanta africana, a Kenya, como moradora. Ela partiu, ontem, do ecoparque de Mendonza, no oeste da Argentina, e fará uma jornada de mais de 3,3 mil km até o novo lar. Kenya será companheira de Pupy, que mora no santuário desde abril deste ano.
Conforme o santuário, a elefanta demonstrou insegurança com o fechamento da porta da caixa de transporte, mas com ajuda dos tratadores, ela se acalmou. O contêiner que carrega Kenya tem uma câmera, permitindo monitoramento durante toda a viagem. A equipe fará paradas frequentes para hidratar e alimentar o animal.
O santuário esclareceu que elefantes costumam ficar em pé por longos períodos (alguns em cativeiro, não deitam por semanas ou até anos), então ela estará segura durante o trajeto. A equipe do Ecoparque Mendoza acompanha a caravana até o santuário.
Conforme Só Notícias informou, Tamy, o elefante asiático macho que vivia no ecoparque de Mendoza, e também seria trasportado para o santuário, faleceu no fim de junho. Ele tinha mais de 50 anos e vinha enfrentando algumas das dificuldades físicas que acompanham a idade avançada e o confinamento extremo.
O santuário dos Elefantes, fundado em 2016, é uma organização sem fins lucrativos que resgata elefantes cativos e em situação de risco. É o único santuário destes animais da América Latina e fica em uma área de 1,2 mil hectares em Chapada dos Guimarães.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.