O cão de porte médio com sinais de desnutrição e desidratação foi resgatado pela equipe do Bem Estar Animal ao ser encontrado abandonado debaixo de uma ponte, ontem, em um córrego, no bairro Altos da Glória, em Cuiabá. O resgate exigiu cautela e planejamento.
“Aguardamos o posicionamento do Corpo de Bombeiros Militares para avaliar a viabilidade de acesso ao local, principalmente para garantir a segurança da nossa equipe. Assim que os bombeiros confirmaram que o acesso era possível, nos dirigimos imediatamente até o ponto”, explicou Morgana Thereza Ens, diretora do Bem Estar Animal.
O animal resgatado foi encaminhado para uma clínica veterinária para atendimentos emergenciais e cuidados específicos. Ainda não é possível determinar com exatidão o estado de saúde, somente com exames detalhados. “Ele apresenta sinais de ferimentos leves, desnutrição e desidratação, o que pode indicar um quadro de anemia. Apesar de haver ração próxima, ele não estava se alimentando nem bebendo água. Exames como raio-x serão necessários para identificar possíveis fraturas ou outros problemas mais graves”, relatou a diretora.
Com base em uma análise visual da arcada dentária e do corpo, Morgana, que é profissional veterinária, estima que ele tenha cerca de 10 anos, embora essa seja apenas uma avaliação preliminar.
Adriana Félix é protetora de animais e foi quem solicitou ajuda para socorrer o cão. Ela acompanhou o resgate emocionada. “Não pode ser chamado de ser humano quem fez isso com ele. Olha, só porque aparenta estar velho vai jogar fora, abandonar? Como pode alguém ter um coração assim. Também, com tanta maldade que a gente vê relatada com as pessoas, imagina com os animais”, disse, através da assessoria da prefeitura. .
Abandono é considerado maus-tratos, portanto, é crime. A reclusão varia de 2 a 5 anos, além de multa e proibição de guarda.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.