A primeira reunião da comissão consultiva de revitalização da avenida Governador Júlio Campos, uma das principais via do centro da cidade, será no próximo dia 10 para iniciar encaminhamentos de modernização. O empresário e representante da União das Entidades de Sinop (Unesin), Marcio Kriebich informou, ao Só Notícias, que a comissão deve se debruçar primeiro nos dois problemas mais urgentes da avenida – falta de vagas para estacionar e os alagamentos no período de chuvas, quando algumas lojas têm grandes transtornos pelo acúmulo de água.
A comissão vai propor a implantação de um estacionamento rotativo, apresentado por uma empresa através de manifestação de interesse público da iniciativa privada, que aguarda parecer da equipe jurídica da prefeitura. “Ele seria cobrado por hora, seria valores baixos em torno de R$ 3 por hora. Porém, a empresa que vier, ela vai estar entregando muito mais coisas, não somente fazendo estacionamentos. Por exemplo, as câmeras de segurança seriam por conta dessa empresa. A parte de cuidado com os idosos, o tráfego com relação a isso, a questão de ir e vir, da acessibilidade, essa empresa tem uma proposta muito ampla para trazer para a nossa Júlio Campos”, disse Márcio, ex-presidente da CDL.
Em relação a drenagem pluvial, a proposta é criar galerias de escoamento que saíriam pela avenida das Itaúbas, passariam por rua lateral da Catedral e despejariam as águas no córrego próximo da Unemat.
No projeto a ser apresentado, a revitalização contemplaria desde o viaduto central da BR-163 até a avenida das Itaúbas. Inclui também a manutenção do canteiro central, a construção de uma ciclovia e paisagismo. “Nós estamos reformando a nossa BR-163, vai ter viadutos de acesso na cidade, nós temos a avenida Embaúbas que tem edificações novas, a Bruno Martini que tem edificações novas e bonitas e a Júlio Campos está ficando cada dia mais feia, cada dia mais velha e a gente não pode permitir isso porque é a entrada da cidade e nunca vai mudar”, declarou Márcio.
A comissão é formada por representantes da secretaria municipal de Planejamento Urbano e Habitação, representantes das pastas de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Segurança e Trânsito, e Obras e Serviços Urbanos, esta última responsável pela execução das obras. Também integrarão o colegiado outras entidades como a Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e associações de arquitetos e engenheiros da região.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.