quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

Inscrições abertas para audiência pública sobre a elaboração do Plano Pena Justa em MT

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Foram abertas as inscrições para a audiência pública que vai discutir e elaborar o “Plano Estadual de Mato Grosso de Enfrentamento do Estado de Coisas Inconstitucional nas Prisões Brasileiras – Pena Justa”. O evento, organizado pelo Comitê de Políticas Penais do Estado de Mato Grosso, acontece na próxima quarta-feira (9), das 8h às 17h, na sede do tribunal de em Cuiabá.

A audiência será transmitida ao vivo pela plataforma Microsoft Teams. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira.

Serão discutidos quatro eixos temáticos: controle de entrada e vagas no Sistema Penal; qualidade da ambiência e dos serviços; processos de saída e reintegração social; e políticas de prevenção à repetição do estado de coisas inconstitucional (qualquer ato ou norma (lei, decreto, resolução, etc.) que contrarie a Constituição Federal).

Representantes de instituições de ensino, movimentos sociais, entidades religiosas, órgãos do Sistema de Justiça e Segurança, organizações de Direitos Humanos, familiares de pessoas privadas de liberdade, egressos e demais interessados podem se inscrever.

Este chamamento faz parte do Plano “Pena Justa”, que atende a uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) após o reconhecimento de violações sistemáticas de direitos humanos nas prisões do país na ADPF nº 347/2023.

O Comitê de Políticas Penais do Estado de Mato Grosso é coordenado pelo juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto, coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF/MT) e pelo secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura no Nortão leiloa sucatas de veículos e equipamentos

A prefeitura de Juara (300 quilômetros de Sinop) realizará...

Famílias de assentamento no Nortão temem perder terras após ordem judicial

A Defensoria Pública informou hoje que está acompanhando a...
PUBLICIDADE