Militares do Corpo de Bombeiros realizaram o resgate de um gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris), ontem à tarde, num imóvel nas proximidades do bairro Setor F, em Alta Floresta. Moradores relataram aos militares que presenciaram o animal transitando próximo à área externa da casa. A retirada ocorreu com o auxílio de um cambão e recipiente de contenção, sem complicações.
Em seguida, ele foi transportado até a região de mata para a soltura adequada. Segundo a Fundação Jardim Zoológico em Brasília (DF), O gambá está presente em todo o continente, sendo capaz de se adaptar facilmente a ambientes urbanos (habitando encanamentos, ocos de árvores, caixas de registro de água, caixas d’água, galinheiros e outros), dada à disponibilidade de alimento e abrigo.
A espécie é onívora, sendo importante no controle de pragas nocivas à saúde como caramujos, baratas, aranhas, carrapatos e até escorpiões (dos quais é imune ao veneno), além de atuar como um eficiente dispersor de serpentes para o desenvolvimento da natureza local, uma vez que também consome frutos variados.
Apesar de apresentar seus dentes pontiagudos quando ameaçados, os saruês, de acordo com a organização, não são considerados perigosos ou agressivos.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.