A arara-canindé (Ara ararauna) foi avistada, esta tarde, no pátio de um estabelecimento, no quilômetro 603 da rodovia federal (BR-163) em Nova Mutum. O caso foi comunicado por funcionários ao Corpo de Bombeiros. As informações repassadas são que o pássaro foi encontrado caído e com a asa esquerda fraturada.
Também foi verificado que as penas estavam manchadas de sangue, indicando ferimento. As causas do ocorrido não foram especificadas. O animal foi acondicionado numa gaiola e transportado até clínica veterinária credenciada por órgão ambiental, onde será submetido aos cuidados necessários.
Posteriormente, deve ser entregue para a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que vai definir se será reintroduzido à natureza ou encaminhado a um viveiro.
De acordo o instituto Arara Azul, essa espécie é considerada a de menor tamanho, podendo atingir cerca de 86 centímetros e pesar entre 995 a 1380g.
A canindé está distribuída entre os biomas da Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal e Cerrado. Em decorrência de efeitos gerados pelo desmatamento e degradação dos habitats, a organização também avalia que a ave tem se adaptado ao meio urbano, especialmente em cidades com árvores frutíferas e locais de reprodução adequados.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.