PUBLICIDADE

TRE confirma cancelamentos de 107 mil títulos de eleitores em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo - atualizada 14:50h)

O Tribunal Regional Eleitoral confirmou que 107.411 eleitores em Mato Grosso — o equivalente a 4,13% do eleitorado apto — tiveram títulos de eleitores cancelado devido à não regularização no prazo legal, em 19 de maio.  Os cancelamentos ocorreram por ausência não justificada em três eleições consecutivas, considerando turnos e eleições suplementares. 

Em Mato Grosso, 5.074 eleitores conseguiram se regularizar. O coordenador jurídico-administrativo da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Breno Antônio Sirugi Gasparoto, explica que o eleitor com título cancelado perde o acesso a uma série de direitos civis, inclusive o de votar e ser votado. 

Entre as penalidades, estão: impossibilidade de emitir ou renovar passaporte e carteira de identidade; tomar posse em cargo público; inscrever-se ou permanecer em concursos públicos; renovar matrícula em instituições de ensino oficiais; receber salários ou proventos em funções públicas; participar de licitações e ser atendido por programas sociais. Também pode haver impedimento para regularização do CPF. 

“É fundamental compreender que, com o título eleitoral cancelado, o cidadão ficará impedido de votar nas eleições de 2026. O exercício do direito ao voto só será possível se a situação for regularizada até o fechamento oficial do cadastro eleitoral, em 6 de maio de 2026″, acrescentou.

Após o cancelamento, a regularização se torna mais burocrática, exigindo a apresentação de documentos adicionais. O procedimento pode ser realizado online, pelo site do TSE, na opção “Autoatendimento do Eleitor”, ou presencialmente nos cartórios.

Em todo o Brasil, foram 5.042.047 títulos cancelados, o que representa 3,17% do eleitorado nacional, atualmente com cerca de 159 milhões de pessoas.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Deputado mato-grossense diz que governo Lula ‘quebrou o Brasil’

O deputado federal coronel Assis (União) criticou, hoje, o...

FNDE alerta Sorriso, Nova Mutum e mais 3 sobre prazo para propostas de novas creches

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) reforçou,...

Senador de Mato Grosso quer CPI para investigar a sexualização de crianças nas redes sociais

O senador Wellington Fagundes (PL) assinou requerimento para criar,...
PUBLICIDADE