PUBLICIDADE

IBGE aponta que Lucas tem maior taxa de alfabetização de MT; Sinop 4ª, Nova Mutum 5ª e Sorriso 6ª

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (foto: Anderson Lippi/assessoria)

Mato Grosso tinha 2,6 milhões de pessoas com 15 anos ou mais alfabetizadas (94,1% da população) e 164,4 mil não alfabetizadas (5,8%) no ano passado, segundo dados da pesquisa nacional por amostra de domicílios, divulgada, há poucos dias, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Estado ocupa a 10ª posição entre todas as unidades federativas. As mais bem posicionadas são Santa Catarina (97,3%), Distrito Federal (97,2%) e Rio Grande do Sul (96,8%).

Entre os municípios do Estado, Lucas do Rio Verde tem a maior taxa de alfabetizados (97,1%), seguido por Primavera do Leste (96,8%), Cuiabá (96,7%), Sinop (96,5%), Nova Mutum (96,1%), Sorriso (96%), Ipiranga do Norte (95,8%), Campo Novo do Parecis (95,7%), Barra do Garças (95,6%) e Sapezal (95,6%).

Os dados mostram que, no Estado, a taxa de alfabetização é maior entre as mulheres (94,4%) frente aos homens (93,8%), e entre os mais jovens de 15 a 19 anos (98,7%) frente aos idosos com 80 anos ou mais (63,2%), seguindo a tendência do Brasil. Segundo o IBGE, estes números sugerem “avanços na escolarização feminina nas gerações mais recentes, embora o legado de desigualdade educacional do passado ainda permaneça” e “indicam que o analfabetismo segue fortemente associado à idade. As novas gerações estão tendo maior acesso à escolarização e sendo alfabetizadas na infância”.

A pesquisa ainda revelou que Nova Brasilândia (79,9%) e Porto Estrela (77,7%) são as únicas cidades com mais de 20% da população total analfabeta.

A taxa de analfabetismo no Estado é levemente acima da brasileira, que ficou em 5,3%, a menor da série histórica iniciada em 2016.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Divulgado resultado da 1ª etapa do concurso SuperChef da Educação em MT

A secretaria estadual de Educação (Seduc) divulgou, ontem, o...

Sorriso acumula mais de R$ 5 bilhões em produtos exportados por indústrias e é 2º em MT

Indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 8,3% dos...
PUBLICIDADE