terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Atingidas metas no Estado no tratamento de doentes com necessidades especiais

PUBLICIDADE

A inclusão social que tem sido uma das metas do Governo Blairo Maggi representou, para a Secretaria de Estado de Saúde, um esforço que resultou na criação do Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope). Referência na assistência odontológica às pessoas com deficiências funcionais que limitam as atividades cotidianas, o Ceope atendeu 1.519 pacientes entre setembro de 2004 e dezembro de 2005. Neste mesmo período, foram realizados 2.628 procedimentos entre citologias e biópsias da cavidade bucal. “Dentro de suas atribuições, o Ceope vem garantindo o tratamento prioritário e humanizado às pessoas portadoras de necessidades especiais, assegurando-lhes o pleno exercício de seus direitos individuais e sociais e a efetiva inclusão social”, disse a coordenadora técnica do Centro, Daniely Beatrice Ribeiro do Lago.

Conforme Daniely Beatrice, em março de 2005 foram iniciados os tratamentos sob anestesia geral, sendo que foram realizadas até o fim do ano 61 cirurgias odontológicas em âmbito hospitalar. Já o Serviço Social do Ceope, entre os meses de agosto e dezembro, promoveu um total de 12.175 procedimentos, dentre os quais agendamentos de consultas e exames complementares, acompanhamento social, agendamentos pré-cirúrgico, entrevista e orientação social, sensibilização para continuidade do tratamento nos casos interrompidos e palestra. “O Ceope é o terceiro do Brasil, mas é o maior do país em estrutura física. Além de ser referência para todo o Estado, o Centro atende pacientes de outros estados brasileiros como Rondônia e Mato Grosso do Sul”, comentou.

Em 2005, o Ceope também qualificou um total de 226 profissionais entre dentistas e técnicos de higiene dental de várias cidades mato-grossenses como Araputanga, Rondonópolis, Campo Verde, Itiquira, Pedra Preta, Primavera do Leste e Cuiabá. Em vários outros municípios foram realizados cursos sobre promoção de saúde e prevenção ao câncer bucal, epidemiologia, semiologia, lesões pré-cancerizáveis, biópsias e atendimento odontológico para portadores de necessidades especiais (PNEs).

Daniely Beatrice destacou ainda a campanha “Mato Grosso Contra o Câncer Bucal”, que teve o objetivo de alertar a população para a prevenção e diagnóstico precoce da doença. “Na campanha orientamos sobre a importância do auto-exame, incidência, fatores de risco, sintomas, sinais e tratamento da doença”, disse Daniely Beatrice. Segundo a coordenadora técnica, o câncer de boca é o sexto mais comum entre os homens e o oitavo mais comum entre as mulheres, sendo que o tabagismo e o álcool são os principais responsáveis pelo surgimento dos casos. “Fumar e beber aumentam 300 vezes o risco de contrair a doença”, reconheceu.

O Centro Estadual de Odontologia desenvolveu ainda o projeto “O Ceope nas Instituições que Atendem PNEs”, com o objetivo de agilizar o processo de encaminhamento e atendimento, tornando-o rápido e dinâmico. Na capital, o projeto envolveu a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Escola Raio de Sol, Sociedade Pestalozzi, Creches Caminho Redentor e Irmã Dulce e Instituto dos Cegos e, em Várzea Grande, Sociedade Pestalozzi e Luz do Saber. Também foi firmado convênio de cooperação técnica com a Maçonaria envolvendo três potências, o Grande Oriente do Brasil, a Grande Loja Maçônica e o Grande Oriente de Mato Grosso. A parceria possibilitou a implantação do serviço de ortodontia.

No Ceope, os pacientes especiais contam com uma estrutura formada por centro cirúrgico, duas salas de espera para adulto e infantil, duas centrais de esterilização, nove consultórios, além de equipamentos de alta qualidade e tecnologia. O Centro está situado na avenida Rubens Historiador Rubens de Mendonça (ao lado do Hospital do Câncer), bairro Morada da Serra, em Cuiabá.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Hospital de Sinop realiza 1ª captação de órgãos e pode ajudar a salvar três vidas

A Central Estadual de Transplantes da secretaria estadual de...

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...
PUBLICIDADE