Lucas do Rio Verde ganhou destaque nacional com o curta-metragem “Dezesseis”, filme selecionado para o 8º Festival Santa Cruz de Cinema — um dos mais importantes do Brasil. Produzido integralmente no município, a produção reúne elenco nacional e jovens luverdenses em uma obra que projeta a arte local para o cenário audiovisual do país. Na manhã desta quarta-feira, a roteirista Sonia Silva e o diretor executivo Luiz Valotta apresentaram a conquista ao prefeito Miguel Vaz
O filme está concorrendo em 12 categorias: Melhor Filme; Melhor Direção; Melhor Roteiro; Melhor Ator; Melhor Atriz; Melhor Direção de Fotografia; Melhor Direção de Arte; Melhor Montagem; Melhor Trilha Sonora; Melhor Desenho de Som; Melhor Filme pelo Júri Popular e Melhor Filme pelo Júri Popular on-line.
“É motivo de imenso orgulho ver uma produção 100% luverdense alcançar um dos maiores festivais do Brasil. Isso mostra que o talento, a criatividade e a força da nossa cultura estão prontos para o Brasil. Investir em cultura é investir em pessoas, é dar espaço para histórias que emocionam e transformam”, ressaltou o prefeito.
O curta foi dirigido por Hamsa Wood e reúne um elenco nacional de peso, com nomes como Sérgio Marone, Bia Arantes, Bia Jordão, Leo Belmonte, Mafê Medeiros, Anna Rita Cerqueira e Kíria Malheiros. Além disso, mais de 50 adolescentes luverdenses participaram das gravações, tendo a oportunidade inédita de atuar em um set profissional ao lado de artistas consagrados.
Selecionado entre 814 filmes inscritos, o Dezesseis está entre os 18 curtas-metragens que compõem a mostra competitiva nacional do festival. As exibições ocorrerão de 10 a 12 de junho no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no Rio Grande do Sul. A premiação está marcada para o dia 13 de junho.
A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, comemorou o reconhecimento do trabalho cultural feito no município. “A gente está falando de uma empresa cultural que nasceu em Lucas do Rio Verde, que eu acredito que há mais de 20 anos está aí defendendo a cultura e crescendo (…). O audiovisual tem crescido significativamente, o município de Lucas do Rio Verde é prova disso. Essa premiação é fruto de muita dedicação, muito trabalho dessa equipe, então, a cultura se alegra.”
Sonia Silva, atriz, roteirista e produtora, destacou o objetivo social do projeto.
“O Dezesseis é uma produção 100% luverdense, e que nasceu da necessidade de dar voz ao adolescente. (…) A ideia foi justamente permitir que esses jovens vivessem a experiência de um set nacional, algo inédito aqui. É uma conquista da cultura de Lucas do Rio Verde.”
O produtor executivo Luiz Valotta, um dos idealizadores do projeto, reforçou a relevância da seleção.
“É uma felicidade enorme ter o nosso curta dentro de um dos maiores festivais de curta-metragem do país. Saber que Lucas do Rio Verde está sendo representado num festival desse tamanho mostra que estamos plantando e regando sementes que agora florescem. A nossa intenção, agora, é transformar o curta em um longa-metragem.”,
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.