PUBLICIDADE

Senador de MT critica aumento de deputados e fundo de R$ 5 bilhões para as eleições: “é um escárnio”

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O senador Jayme Campos (União) se manifestou hoje contra a proposta de aumento no número de deputados federais, aprovada pela Câmara no início deste mês. A proposta ainda precisará ser analisada pelo Senado para entrar em vigor. “O brasileiro não aguenta mais pagar tanto imposto! Se aumentarem a quantidade de deputados, essa conta vai subir mais. Sai de 513 para 531. Isso é um escárnio”, resumiu o parlamentar, em discurso no plenário.

Ainda não há prazo para que o Senado avalie a proposta de aumento no número de parlamentares. Até o momento, o projeto ainda não começou a tramitar entre os senadores. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a Câmara redistribuísse as vagas atuais até 30 de junho deste ano. Caso não houvesse decisão, caberia ao TSE reorganizar as vagas entre os Estados. Por conta disso, a expectativa é de que o Congresso possa dar uma palavra final sobre o tema até esta data.

Jayme também se manifestou contra o fundo partidário para financiar as eleições. “R$ 5 bilhões é muito dinheiro. Não é possível que, com essa carga tributária pesada, que sobremaneira pesa na classe trabalhadora. E aquela velha história: ‘se quer ser candidato, dá seus pulos’. A arte da política é o diálogo e o convencimento. Agora, querer fazer campanha com dinheiro público, fruto do suor de milhões de brasileiros”.

Caso se confirme o aumento no número de deputados federais, Mato Grosso deve ganhar mais duas vagas. Já a Assembleia de Mato Grosso também deverá ter mais representantes. Atualmente, são 24. Com o aumento dos federais, o número de estaduais deve subir para 30, seguindo a regra constitucional que determina o triplo da representação federal quando abaixo do limite de 36 parlamentares estaduais.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE