terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Fumacê já reduziu número de notificações de dengue em Sinop

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde já sinalizou uma pequena redução no número de notificações de casos de dengue esta semana. O secretário Valério Gobatto disse, ao Só Notícias, que a queda é reflexo da aplicação do fumacê – veneno usado para matar o mosquito transmissor da dengue – que começou no último dia 19.

Ele destacou que espera melhores resultados nas próximas semanas, quando encerram os cinco ciclos de borrifação em toda a cidade. “O período de incubação da doença é de uma semana. Muitas pessoas já estavam contaminadas (antes do fumacê) mas os sintomas ainda não tinham se apresentado”, explicou.

A aplicação deve ser feita até dia 15. Gobatto também lembrou que o inseticida utilizado este ano tem uma formulação mais fraca e não é tão agressivo às pessoas. “Nos últimos anos o inseticida era mais forte e tinha uma eficácia maior. Por isso definimos a aplicação em cinco ciclos e assim eliminar todos os mosquitos”, acrescentou.

Durante a borrifação, a orientação é que as pessoas abram as portas e janelas de suas residências e estabelecimentos, e cubram os recipientes com água ou alimentos. Entre janeiro e fevereiro, a secretaria registrou 360 notificações e 134 casos já confirmados da doença.

Sinop foi um dos primeiros da região a receber o fumacê, assim como Sorriso e Vera. Outros já solicitaram e aguardam a liberação, como Alta Floresta, em que houve um aumento considerável de contaminações.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Hospital de Sinop realiza 1ª captação de órgãos e pode ajudar a salvar três vidas

A Central Estadual de Transplantes da secretaria estadual de...

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...
PUBLICIDADE