A Universidade do Estado de Mato Grosso lançou edital para preenchimento de vagas remanescentes em cursos superiores para o semestre letivo 2025/2. As inscrições iniciam nesta quarta-feira e encerram no dia 16 de junho.
Ao todo, são 12 categorias para que os candidatos possam se inscrever. A 1 é destinada à reopção de vínculo do mesmo curso, voltada para alunos da Unemat que pretendem mudar de turno, habilitação ou câmpus. Já a 2 também trata de reopção de vínculo, mas para alunos da Unemat que desejam mudar de curso.
A categoria 3 é para reintegração de alunos da Unemat com vínculo inativo e pendências apenas nas disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e/ou Estágio Curricular Supervisionado, que queiram retornar ao mesmo curso. A Categoria 4 também se refere à reintegração de alunos da Unemat com vínculo inativo, mas sem restrição específica de pendências, desde que queiram retornar ao mesmo curso.
A categoria 5 abrange a reintegração de alunos da Unemat com reopção de vínculo, ou seja, aqueles com vínculo inativo que desejam retornar ao mesmo curso, porém ofertado em outro câmpus. A Categoria 6 trata de transferência externa entre os mesmos cursos para alunos de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e gratuitas que queiram se transferir para a Unemat no mesmo curso. Já a Categoria 7 é similar, mas voltada para alunos de IES privadas que buscam transferência para o mesmo curso na Unemat.
A categoria 8 permite transferência externa de IES públicas para cursos distintos, ou seja, alunos de instituições públicas que desejam ingressar em um curso diferente do original na Unemat. A Categoria 9 segue a mesma lógica, mas para alunos de IES privadas que querem mudar para um curso distinto na Unemat.
A categoria 10 é para reintegração de alunos que estavam matriculados em IES públicas antes de perder o vínculo e agora desejam estudar em um curso na Unemat. A Categoria 11 é equivalente, mas para alunos que vinham de IES privadas. Por fim, a Categoria 12 é destinada a portadores de diploma de Ensino Superior que desejam ingressar em uma nova graduação na Unemat.
O processo seletivo é composto de duas fases: homologação da inscrição e avaliação do coeficiente de rendimento. A primeira fase será constituída da avaliação da documentação enviada no ato da inscrição: documento oficial de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), atestado de vínculo e histórico escolar. A documentação apresentada pelo candidato será analisada pela Supervisão de Apoio Acadêmico do câmpus em que o curso é ofertado.
Na segunda fase, os coeficientes de rendimento serão avaliados pelas coordenações de curso ou comissão especial designada pela Diretoria Política-Pedagógica e Financeira de cada câmpus. A classificação do processo seletivo obedecerá à ordem decrescente do total de pontos do coeficiente, respeitando a ordem de prioridade das categorias. As vagas somente serão disponibilizadas para a categoria seguinte em caso de não preenchimento da categoria anterior.
Cursos disponíveis:
Administração (Noturno): Diamantino, Juara, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
Agronomia (Integral): Alta Floresta, Cáceres, Nova Mutum e Tangará da Serra
Agronomia (Noturno): Colíder e Pontes e Lacerda
Arquitetura e Urbanismo (Integral): Barra do Bugres
Ciência da Computação (Noturno): Alto Araguaia e Rondonópolis
Ciência da Computação (Matutino): Cáceres
Ciências Biológicas (Noturno): Alta Floresta, Cáceres, Nova Xavantina e Tangará da Serra
Ciências Contábeis (Noturno): Cáceres, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
Ciências Econômicas (Noturno): Sinop
Direito (Noturno): Alta Floresta, Diamantino, Pontes e Lacerda e Vila Rica
Educação Física (Matutino): Cáceres
Educação Física (Noturno): Diamantino
Enfermagem (Integral): Cáceres, Diamantino e Tangará da Serra
Engenharia Civil (Integral): Nova Xavantina, Sinop e Tangará da Serra
Engenharia de Produção Agroindustrial (Noturno): Barra do Bugres
Engenharia Elétrica (Integral): Sinop
Engenharia Florestal (Noturno): Alta Floresta
Geografia (Noturno): Cáceres e Sinop
Gestão de Turismo (Noturno): Nova Xavantina
História (Noturno): Cáceres
Jornalismo (Noturno): Tangará da Serra
Letras (Noturno): Alto Araguaia, Cáceres, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra
Matemática (Noturno): Barra do Bugres, Cáceres e Sinop
Pedagogia (Noturno): Cáceres, Juara e Sinop
Sistemas de Informação (Noturno): Sinop
Tecnologia de Alimentos (Noturno): Barra do Bugres
Zootecnia (Integral, com atividades concentradas no período matutino): Pontes e Lacerda