PUBLICIDADE

Mato Grosso pode ter mais de 100 mil eleitores com títulos cancelados

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O Tribunal Eleitoral de Mato Grosso informou que 108.902 eleitores estão podendo perder o direto de votar por falta de regularização. Os eleitores que não compareceram às últimas três eleições têm até a próxima segunda-feira (19) para regularizar seus títulos.

Para evitar essa ação, a Justiça Eleitoral orienta a consulta e regularização nos cartórios ou postos eleitorais. Para quem possui a biometria cadastrada, outra possibilidade de consulta e regularização, a depender da situação, é pelo aplicativo E-título, disponível gratuitamente. Já para quem não possui biometria, há a possibilidade de verificar a situação pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, na seção de Autoatendimento Eleitoral.

Atualmente, Mato Grosso conta com 2,5 milhões de pessoas aptas ao voto. Ou seja, a quantidade de eleitores e eleitoras que não compareceram às urnas nas três últimas eleições corresponde a 4,19% do eleitorado total.

Os eleitores que não regularizarem a situação até o dia 19 deste mês terão a inscrição cancelada automaticamente. Esta medida traz uma série de consequências desfavoráveis, como a impossibilidade de receber salários de função ou emprego público, obter empréstimos, prestar concursos e emitir documentos como passaporte e carteira de identidade. Outras medidas incluem a negativa de matrícula ou renovação em instituições de ensino público, como escolas ou universidades, bem como a impossibilidade de registro de candidatura, o que, consequentemente, também interrompe o direito ao voto nas próximas eleições municipais ou gerais.

Em 2026, haverá eleição para presidente, governadores, deputados federais e estaduais e senadores.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeitura no Nortão abre concurso com diversas vagas e salários de até R$ 11,5 mil

A Prefeitura de Tapurah (203 quilômetros de Sinop) abriu...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...
PUBLICIDADE