PUBLICIDADE

Mato Grosso reduziu 43% do desmatamento no ano passado, segundo Mapbiomas

PUBLICIDADE

O Relatório Anual do Desmatamento no Brasil do Mapbiomas, divulgado ontem, apontou que o Estado de Mato Grosso reduziu 43% da área desmatada no ano passado. Conforme o relatório, a área desmatada reduziu para 92.554 hectares em 2024. Em 2023, eram 162.668 hectares.

Entre os estados da Amazônia Legal, Mato Grosso lidera com o maior percentual de ações de fiscalização e autorização para desmate legal, com uma média de 87% nos últimos 4 anos, bem acima da média nacional que foi de 54%.

O secretário adjunto Executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Alex Marega, avaliou como positivo os dados do relatório. “O combate aos crimes ambientais feito por meio dos órgãos ambientais, forças de segurança e Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal envolve monitoramento de satélite e fiscalização contínua e efetiva dando prioridade aos municípios que mais desmatam. As ações integradas com os órgãos federais também são uma estratégia importante no combate aos crimes ambientais”, afirmou.

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, ressaltou que os dados apresentados mostram que Mato Grosso, ao mesmo tempo, reduz o desmatamento e aumenta a produção. “O Estado ocupa uma posição de destaque. O que hoje se traduz em números reconhecidos nacionalmente, tanto no que diz respeito à redução do desmatamento quanto ao aumento da produção, é resultado das metas e objetivos estabelecidos pelo Estado de Mato Grosso por meio da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI). O que antes seguiam em lados opostos, atualmente caminham lado a lado”.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bruno e Barreto farão show em exposição no Nortão

A dupla Bruno e Barreto será uma das atrações...

Tribunal Regional do Trabalho inicia discussão e vai decidir sobre proibição do glifosato em Mato Grosso

Após ação civil pública ajuizada pelos Ministérios Públicos Federal...

STF confirma legalidade em demarcação de terra indígena em Mato Grosso

A Advocacia-Geral da União (AGU) confirmou, no Supremo Tribunal...

MP denuncia militar e montador de móveis por assassinato de advogado em Mato Grosso

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT),...
PUBLICIDADE