De janeiro a abril deste ano, a concessionária de energia (Energisa) registrou 298 batidas em postes de energia em Mato Grosso, um aumento quase 20% em relação ao mesmo período do ano anterior. Cerca de 101 mil clientes tiveram a energia interrompida temporariamente em decorrência de batidas contra postes.
Entre os acidentes estão: caminhão de coleta de lixo, moto em alta velocidade, carro conduzido por motorista sem CNH, caminhão fazendo manobra em lugar proibido, moto que invadiu o canteiro, entre outras situações de desrespeito às leis de trânsito.
“O risco de choque elétrico para quem está dentro ou fora do veículo é altíssimo, ainda mais se houver o rompimento dos cabos de energia. Mesmo a rede de distribuição da Energisa sendo equipada com tecnologia e proteção para interromper o fornecimento em situações como essas, é sempre importante considerar que a rede está energizada e tomar medidas de precaução neste tipo de situação”, explicou o gerente de operações da concessionária, Anderson Rodrigues.
A empresa orienta ainda que, em caso de acidente com poste, os ocupantes do veículo devem manter a calma e permanecer dentro dele, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar os procedimentos com a máxima segurança.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.