A morte violenta foi a principal causa de óbito de jovens entre 15 e 29 anos no Brasil em 2023, com 34% (21,8 mil) das mortes de jovens no país como consequência de homicídios, redução de 6,2% em relação ao ano anterior. Mato Grosso registrou 496 óbitos, aumento de 2,7% em relação ao ano anterior, mas, se considerada a série histórica (2013 a 2023), redução de 8,3%. Os dados são do Atlas da Violência, divulgado nesta semana.
O Atlas também trouxe dados de violência contra crianças e adolescentes, de 0 a 19 anos, com registro de 5.277 homicídios em todo país. Em todas as faixas etárias e unidades federativas, a violência familiar é o tipo prevalente com 60,7% dos crimes acontecendo dentro da residência das vítimas e 81,7% por armas de fogo.
Em Mato Grosso, sete crianças de 0 a 4 anos foram assassinadas em 2023, uma a mais que o ano anterior; 14 crianças e adolescentes de 5 a 14 anos foram mortas, aumento de 133,3% em relação ao ano anterior, quando foram registradas seis mortes; e 107 adolescentes de 15 a 19 anos foram mortos, redução de 10,8% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 120 homicídios.
Em relação ao número de suicídio de jovens entre 10 a 19 anos, foram 31 notificações em 2023, duas a mais que o ano anterior. Se considerada a séria histórica (2013 a 2023), houve um aumento de 106,7% de suicídios nessa faixa etária. Em 2013, o Estado registrou 15.
Os dados revelam ainda um média de 60 jovens assassinados por dia no país no ano, sendo 83,3% do sexo masculino.
O estudo foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vinculado ao governo federal, e pela organização sem fins lucrativos Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.