O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove, de 26 a 30 de maio, a Semana do MEI 2025 em todo o estado. O evento tem como foco o fortalecimento dos Microempreendedores Individuais (MEIs) e vai oferecer capacitações, consultorias e serviços especializados para melhorar a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios. A ação vai ocorrer em dezenas de municípios mato-grossenses, com atendimentos presenciais e programações específicas para cada localidade.
Segundo a analista de Negócios do Sebrae e gestora da Semana do MEI, Liliane Ramos, a ação é fundamental para auxiliar os empreendedores devido ao encerramento do prazo para envio da Declaração Anual do Microempreendedor Individual (MEI). “Aproveitamos o final do prazo do envio da declaração, que termina no dia 31 de maio, e fazemos o mutirão de atendimentos para ajudar os empreendedores que ainda não cumpriram com essa obrigatoriedade. Essa é a 16ª edição do maior evento de gestão para o microempreendedor individual realizado pelo Sebrae”, destaca.
Durante a semana, os participantes terão acesso a oficinas práticas e palestras sobre temas como vendas, finanças, marketing digital e legislação. Também estarão disponíveis atendimentos individuais para orientação empresarial, declaração anual, formalização e regularização do MEI.
No primeiro trimestre de 2025, Mato Grosso registrou a abertura de 28.404 pequenos negócios, sendo 72,1% MEIs. A programação vai acontecer em mais de 70 municípios, incluindo Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis e Sorriso, que são as cidades que lideraram a abertura de pequenos negócios no estado. Segundo dados do Sebrae/MT, Cuiabá aparece em primeiro no ranking com 6.407 novos empreendimentos registrados, seguida por Várzea Grande, com 2.307, e Sinop, com 2.056 novas empresas. Rondonópolis aparece logo depois, com 2.015 aberturas, enquanto Sorriso registrou 1.294 novos pequenos negócios.
Além das capacitações, a Semana do MEI contará com serviços como emissão e envio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), regularização cadastral e consultorias especializadas em áreas estratégicas. Todos os atendimentos serão gratuitos e oferecidos nas unidades do Sebrae/MT, nos Centros de Atendimento Empresarial (CAEs), Salas do Empreendedor, nas unidades do Sebrae Aqui, além de espaços públicos e espaços parceiros, como prefeituras municipais e associações comerciais
Ainda de acordo com a gestora, a Semana do MEI é uma ação estratégica que busca fortalecer os pequenos negócios em Mato Grosso. “Ela permite que o microempreendedor se atualize sobre obrigações legais e oportunidades de mercado, tenha acesso a capacitações que melhoram a gestão e impulsionam as vendas, receba apoio para evitar pendências com a Receita Federal, mantenha o CNPJ regular e aproveite espaços de networking para gerar novas parcerias”, pontua Liliane Ramos.