PUBLICIDADE

Câmpus da UFMT em Lucas do Rio Verde funcionará provisoriamente em escola

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O prefeito Miguel Vaz confirmou que, como parte da estrutura inicial da implantação do campus da UFMT no próximo ano, o município vai disponibilizar o prédio da escola Olavo Bilac para abrigar temporariamente o campus. Além disso, a prefeitura também garantirá a cessão de seis técnicos – sendo um para cada curso e um para a direção-geral – bem como os recursos necessários para o custeio das operações, como manutenção, água, energia elétrica e mobiliário.

O avanço da implantação do campus avançou mais após reunião realizada, ontem, em Brasília, entre a reitora da UFMT, professora Marluce Souza e Silva, e o diretor da secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, professor Marcus David. Foram discutidas e acolhidas pela secretaria diversas demandas consideradas essenciais para a expansão da UFMT, como a solicitação dos códigos de vagas para docentes, além das funções gratificadas (FGs, CDs e FCCs), indispensáveis à criação, além da estruturação dos cursos.

Miguel Vaz reiterou o compromisso do município em fornecer a infraestrutura necessária para permitir o início das atividades acadêmicas. “Ou seja, inicialmente, nós cederemos uma escola municipal que abrigará esses primeiros tempos do campus da Universidade Federal até que seja feita a construção do prédio definitivo da Universidade Federal aqui. Portanto, além dessa infraestrutura do prédio, tudo o que depender aí de mobiliário, enfim, também apoiaremos com técnicos para a Universidade Federal em apoio com esses recursos humanos, como também o custeio, como manutenção do prédio, enfim, água, luz, etc., para que a Universidade Federal tenha todo o apoio necessário para que possa funcionar aqui conforme já anunciado pelo próprio secretário nacional do ensino superior do MEC, em março do ano que vem”.

Para organizar os próximos passos, o prefeito também anunciou novas articulações com a reitoria. “Um passo importante, sem dúvida nenhuma. Estaremos aqui, inclusive nos próximos dias, já marcando uma reunião nova com a reitoria da Universidade Federal em Cuiabá, para definirmos o passo a passo dessa implantação a partir de agora. Estou muito contente com a informação e sempre aqui, me colocando à disposição com essa infraestrutura de apoio à criação do campus no município”.

Conforme Só Notícias já informou, a autorização para a criação do campus foi assinada mês passado em cerimônia realizada em Lucas do Rio Verde. A proposta da universidade contempla a oferta de quatro cursos de graduação, com ênfase na área tecnológica: Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Psicologia e Letras – português e inglês. O curso de Terapia Ocupacional também está previsto, mas para uma segunda fase. As aulas no novo campus estão previstas para iniciar em março de 2026.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura de Lucas abre seletivo com salários de até R$ 22 mil

A prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou hoje...

Com investimento de R$ 5,4 milhões, governo de MT entrega escola reformada

O Governo de Mato Grosso entregou hoje a reforma...

Preso em Mato Grosso alvo de operação de desmanche ilegal de veículos

A Polícia Civil prendeu hoje um homem foragido da...
PUBLICIDADE