PUBLICIDADE

Sinop terá dia 28 caminhada de conscientização do Maio Amarelo

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: Só Notícias/arquivo)

A prefeitura confirmou a programação de ações para o maio amarelo, neste mês. A mobilização macro da campanha será a caminhada com panfletagem educativa, no dia 28, a partir das 8h. O percurso sairá da praça Plínio Callegaro com destino à praça da Bíblia.

Maio é considerado o mês de intensificação da conscientização e do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante o mês, a prefeitura, em conjunto com a rede de enfrentamento, fará palestras em escolas, CRAS, CREAS, empresas e outros locais.

As rodas de conversas e palestras sobre o Maio Laranja, com objetivo de sensibilizar, mobilizar e chamar a atenção da sociedade para a responsabilidade de proteger as crianças e adolescentes do município contra a violência sexual, começam na próxima segunda-feira (12). A ação será na escola municipal Maria Aparecida Amaro, com os alunos do período matutino, às 7h30, e à tarde, às 13h30. O encontro será mediado pela equipe do CREAS.

Na quarta-feira (14), o bate-papo orientativo será no Residencial Nico Baracat, mediado pela equipe do CREAS em conjunto com o CRAS Menino Jesus, às 8h. Na quinta-feira (15), a palestra contemplará os estudantes da escola estadual Cleufa Hubner, de manhã, às 7h30, e à tarde, às 13h30. Já no dia 21, a temática será trabalhada com o público do CREAS, às 8h, e, dia 22, no CRAS Boa Esperança, às 8h.

As unidades da secretaria de Assistência Social são portas de entrada importantes no processo de denúncia. O trabalho do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é preventivo, dentro das unidades são realizadas ações diversas, como rodas de conversas, atendimentos psicossocial e oficinas, alcançando desde as crianças até os idosos.

O CREAS é responsável pelos casos de violação de direitos, a equipe técnica faz visitas à residência em questão, onde reside a criança ou adolescente que foi abusado ou explorado sexualmente e encaminha o caso para os órgãos de direito, também é por meio do CREAS que ocorre o acompanhamento da vítima e da família.

Já o Conselho Tutelar, instituição especializada para defender e proteger a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, tem autonomia para executar sua função, mas atua constantemente em conjunto com o município, em ações e atendimentos encaminhados pela Saúde, Educação e Assistência Social.

Em caso de violência sexual contra menores, o canal oficial para denúncias é o Disque 100.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Suplente de vereador morre em acidente de carro em rodovia de Mato Grosso

Francisco Antônio de Matos, 62, morreu em um grave...

Prefeitura de Lucas abre seletivo com salários de até R$ 22 mil

A prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou hoje...

UFMT Sinop abre inscrições para seletivo de professor de medicina veterinária

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital de...
PUBLICIDADE