O cardeal Robert Francis Prevost, eleito hoje Papa Leão XIV, estava com viagem definida para São Paulo, e faria palestras para bispos brasileiros na 62ª Assembleia Geral da CNBB, que que inicialmente estava marcada para iniciar no último dia 30 e iria até amanhã (9), no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, mas foi adiada por conta do conclave, que terminou hoje.
As passagens do novo Papa estavam compradas e ele havia produzido um discurso na qual leria para os bispos presentes, informa a CBN. “E quando os convidamos, ele imediatamente aceitou. O Brasil ganha, o mundo ganha e o sucessor de Pedro agora merece todo o nosso apoio, orações e unidade’, disse Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB
O novo papa esteve no Brasil em 2012 e 2013, visitando São Paulo e Belo Horizonte quando era padre geral (principal líder) dos Agostinianos, ordem religiosa que faz parte.
O cardeal Prevost ficou mais de 4 décadas no Perú, tem nacionalidade peruana e, hoje, após ser escolhido pelos cardeais, no segundo dia do conclave, fez agradecimento aos fiéis do Peru. Ele foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco, em 2023 e recebeu a missão de comandar um dos principais setores do Vaticano – o decastério encarregado na escolha de novos bispos.
O bispo diocesano de Sinop, dom Canisio Klauss, disse há pouco, ao Só Notícias, que a eleição do novo papa “foi bem refletida (pelos cardeais) e o Espírito Santo conduz a Igreja. Aquele que escolhido pelo Espírito Santo é o bem vindo em nome do Senhor. Foi boa escolha dentre outros bons que tinham. Estou feliz, ele vai fazer bom trabalho e continuar a missão para que a igreja se mantenha forte e unida, sempre solidária com todos”.