PUBLICIDADE

Criada central de conciliação da saúde para agilizar atendimento pelo SUS em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: Josi Dias)

O termo de cooperação que institui a Central de Conciliação da Saúde Pública em Mato Grosso foi assinado esta manhã na sala de reuniões da Presidência do Tribunal de Justiça, em Cuiabá. O objetivo é facilitar o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para atender pessoas que ainda aguardam cirurgias, procedimentos, exames ou medicamentos.

Em um só local, o cidadão poderá receber orientações, acompanhamento jurídico e apoio para resolver sua demanda sem precisar recorrer imediatamente à Justiça. A ação reunirá a regulação da Saúde estadual e municipal, o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) da Saúde. Segundo o tribunal, a ideia é que o cidadão não precise peregrinar entre órgãos ou esperar meses por um retorno, informou o tribunal.

O presidente do TJ, desembargador José Zuquim Nogueira, classificou a iniciativa como um marco para a consolidação de uma política pública mais eficiente, colaborativa e humana no Estado. “A assinatura deste termo de cooperação marca o nascimento da Central de Conciliação da Saúde Pública do Estado de Mato Grosso — uma iniciativa inédita em nosso Estado, construída sob o alicerce do diálogo interinstitucional, da confiança mútua e, sobretudo, do compromisso com a cidadania”, afirmou.

O desembargador ressaltou que a criação da Central representa um novo modelo de atuação para o Judiciário, priorizando o diálogo e a resolução prévia das demandas antes mesmo da judicialização. “Agora, com a criação da Central de Conciliação, damos um passo além: passamos a construir soluções antes mesmo da sentença, por meio do diálogo qualificado entre as partes. É possível, sim, garantir direitos e, ao mesmo tempo, respeitar os limites institucionais e orçamentários. A conciliação é o instrumento que permite essa difícil, mas necessária, equação”, destacou o presidente.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Filho de delegado de Sinop morre em grave acidente no Paraná

Gabriel Pacheco, de 19 anos, morreu, ontem à noite,...

Incêndio atinge quitinete em Sinop e homem é resgatado

A equipe do Corpo de Bombeiros de Sinop resgatou...

Empresas de Sorriso divulgam mais de 100 vagas de empregos para técnicos, instrutores e outros setores

Empresas e indústrias em Sorriso divulgaram 104 novas oportunidades...
PUBLICIDADE