PUBLICIDADE

Polícia Ambiental resgata tucano ferido no Nortão

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria)

O Batalhão Ambiental da Polícia Militar realizou a captura de um tucanuçu (Ramphastos toco), ontem à tarde, em imóvel na área urbana de São José do Xingu (475 quilômetros de Sinop). O caso foi comunicado, por moradores, às autoridades.

As equipes foram informadas, inicialmente, de que a ave estava caída numa via pública e com uma das asas quebrada. Com isso, foi levado até o imóvel e mantida em segurança. Os militares realizaram a contenção do pássaro numa caixa de papelão.

Posteriormente, foi entregue aos cuidados da secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e enviada até uma clínica veterinária conveniada em Confresa (184 quilômetros da cidade), para os tratamentos necessários ao processo de recuperação.

Ainda não há definição se o animal deverá ser reintroduzido na natureza ou encaminhado até um viveiro. Segundo a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF), o tucano-toco é a maior espécie de tucano e uma das aves mais comuns no Brasil.

No Cerrado e Mata Atlântica, ele pode ser encontrado em maior número, em rápidas visitas a pomares e árvores com frutos (sua base alimentar). O animal tende a viver aos pares ou em bandos de duas dezenas de aves que voam em fila indiana.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE